__Rádio Cidade AM Brusque _

Juiz emite documento em favor de Prudêncio Neto

O vereador Roberto Pedro Prudêncio Neto (PDT) voltou a utilizar a tribuna da Câmara de Brusque, ontem (12) à noite, para se defender das acusações de envolvimento na Operação Arrastão, desencadeada pela Polícia Federal no mês de março. Ele apresentou um documento da Justiça de Tijucas, responsável pelo caso, no qual o juiz Pedro Carvalho destaca que o pedetista não foi incluído no relatório dos federais encaminhado ao Judiciário e está excluso do processo inicial.

No discurso, o vereador utilizou o documento emitido pelo juiz a pedido de seu advogado, para considerar o caso encerrado. Segundo ele, ao fazer isso, o magistrado atesta sua inocência. Prudêncio Neto aponta a proporção que o fato ganhou a partir da citação de seu nome no relatório em relação a questões político-partidária e atira na direção dos integrantes do atual governo.

“Sou favorável a todo e qualquer tipo de manifestação democrática. Agora, a gente acha estranho quando existe um cunho político por trás. Contra a corrupção eu também sou”, disse ele à Reportagem Cidade na tarde desta quarta-feira (13), em referência ao Movimento Brusque Unida Contra a Corrupção, que levanta a bandeira pela cassação de seu mandato e também do vereador Ademir Braz de Sousa (PMDB).

O líder do governo, Valmir Ludvig (PT), ainda durante a sessão de ontem, se manifestou a respeito do discurso. Antes de iniciar, ele e Prudêncio Neto trocaram leves farpas. “Aquilo que saiu no jornal, o jornal mentiu? Não houve esse telefonema? Não houve esse diálogo? É essa pergunta que o senhor tem que responder. Aquele diálogo que saiu e muitos outros que têm, não é o senhor? Se o senhor esclarecer isso, penso que a comunidade vai ficar satisfeita”, rebateu o petista. A resposta do pedetista foi de que estão sendo periciadas todas as conversas e que, na avaliação dele, as conversas podem ser falsas.

O vereador Dejair Machado (DEM) também se manifestou em defesa do colega de oposição e criticou a intenção do grupo que busca pressionar a Câmara pela cassação de Prudêncio Neto e Ademir.


Brusque terá palestra sobre psoriase

No próximo dia 21 de maio, no auditório do Senac, vai ser realizada uma palestra com a fisioterapeuta Vera Ferrante sobre psoríase. O objetivo será passar orientações e aconselhamentos sobre como proceder no tratamento da doença. O evento, iniciando às 8 horas, será gratuito e aberto a todos os interessados.

Vera Ferrante é fisioterapeuta há 18 anos e pesquisa sobre a doença, tendo desenvolvido vários medicamentos que auxiliam no tratamento dos efeitos causados pela psoríase. Na palestra os participantes terão acesso à novas fórmulas e produtos que podem ser usados no tratamento.

Mais informações no telefone 3396-6576, com Cida Pereira.


Se aconteceu, não uma prática comum do hospital, diz administradora

A denúncia feita por um homem durante a manhã de ontem (12), incluindo fotografias que mostram a falta de higiene em uma das salas de atendimento do Hospital Evangélico de Brusque, foi comentada hoje pela administradora daquela casa de saúde em entrevista ao vivo na manhã desta quarta-feira (13) na Rádio Cidade. “Se aconteceu, é um fato isolado e não uma prática comum do hospital”, disse Ilse Barbosa. Ela garante que a instituição é um exemplo de organização interna e os cuidados com a higiene e a assepsia são permanentes.

A administradora do Hospital Evangélico disse também que toda a área onde funciona o pronto atendimento passa por mudanças e por obras de ampliação. O setor administrativo já não está mais no andar térreo, onde ficará apenas o sistema operacional de atendimento de urgência, laboratórios, internação, observação e a área de conforto médico-hospitalar.

A previsão é de que em breve o Hospital Evangélico, entre outras mudanças importantes para melhorar o atendimento, tenha dois médicos no serviço de plantão.


Prefeito busca recursos para reforma de ginásios

O prefeito Paulo Eccel acompanhado do secretário de Esporte, Éder Cavalca e do diretor de esportes Delmar Tôndolo, estiveram na manhã de ontem (12) em Florianópolis, reunidos com o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel. O objetivo do encontro foi de apresentar relatórios com orçamento para reforma de ginásios escolares, onde devem ocorrer os Joguinhos Abertos de Santa Catarina 2009.

Ainda durante o encontro Knaesel informou que em quinze dias fará uma avaliação dos pedidos. No entanto, garantiu que Brusque, receberá no mínimo, os mesmos investimentos que Joinville recebeu no ano passado para sediar o evento esportivo.

Paulo Eccel destacou que os investimentos realizados para a infra-estrutura dos Joguinhos Abertos 2009 garantirão a estrutura necessária para o Cinqüentenário dos Jogos Abertos 2009, também em Brusque.


Violão Brasileiro

Acontece neste sábado (16) ás 20 horas, no auditório do Colégio Cônsul Carlos Renaux a 12ª edição do Projeto Sonora Brasil.Com o tema Violão Brasileiro, o evento trará ao público de todas as idades um panorama da obra violinística desenvolvida no país nas últimas décadas, por meio da realização de concertos envolvendo oito violonistas que interpretam a obra de compositores das cinco regiões onde estão localizados seus estados de origem.

Nesta primeira etapa do projeto de circuito nacional o encontro contará com a participação de violinistas nacionalmente conceituados, Daniel Wolff (RS) e João Pedro Borges (MA).

O projeto Sonora Brasil é uma realização do Sesc e conta com o apoio do Colégio Cônsul. A entrada para o evento será livre.


Governador não veio à festa

Compromissos em Blumenau impediram que o governador Luiz Henrique da Silveira participasse na noite de ontem (12), no Clube Esportivo Paysandú, do jantar que comemorou os seis anos de instalação da Secretaria de Desenvolvimento Regional em Brusque. Para representá-lo e receber umas homenagem especial estava o brusquense José Ari Vechi, diretor geral da secretaria de Coordenação e Articulação, e considerado o ‘braço direito’ do governador nas questões políticas e administrativas.


— Terra e poeira em rua calçada

Editor: Mauro Miranda
Repórter: Júlio Mocellin

Os trabalhos de recuperação de terrenos no bairro Nova Brasília, que foram invadidos por deslizes de encostas durante as chuvas de novembro passado, estão causando transtornos aos moradores da rua José Winter. Cientes de que o trabalho coordenado pela gerência de Infraestrutura da SDR Brusque é necessário para que muitas pessoas possam viver com segurança, o que os demais residentes da rua reclamam é do excesso de terra e poeira que os caminhões estão deixando ao longo da via quando saem carregados das obras.

Mesmo sendo calçada, a rua José Winter parece ser de barro

 

 

— O empurra-empurra

Editor: Mauro Miranda

Repórter: Júlio Mocellin

Créditos: Júlio Mocellin
Moradores do bairro Limoeiro, na divisa de Brusque com Itajaí, estão protestando em conjunto pela falta de uma ponte no rio Itajaí-mirim, no Campeche. Eles chegaram a montar dois bonecos que caracterizam os prefeitos Paulo Eccel e Jandir Belini numa conversa sobre a quem caberia a responsabilidade de construir tal equipamento. De terno e sapato social, os personagens travam um diálogo rápido e que tem deixado os moradores em uma situação complicada com o empurra-empurra.

 

— Brusque enfrentará cidade cubana

Editor: Mauro Miranda

Fonte: Divulgação

No próximo dia 27, de 0 hora até 21horas, Brusque enfrenta a cidade cubana de Baguanos no Dia do Desafio, quando as pessoas do mundo todo se mobilizam para a prática de atividades físicas durante pelo menos 15 minutos. As cidades estarão enfrentando outras do mesmo porte, com a intenção de mobilizar o maior número de pessoas durante o evento.

O sorteio realizado em São Paulo no último dia 5 definiu que Botuverá irá enfrentar San Juan, da Bolívia, enquanto Guabiruba terá como rival Tequexquitla, do México.

 
— Paciente denuncia falta de higiene em hospital

Editor: Mauro Miranda
Repórter: Liliane Dias

Na manhã desta terça-feira (12), Paulo Carpes, que procurou atendimento no hospital Evangélico no último dia 8, enviou um e-mail para o Jornalismo da Rádio Cidade relatando problemas no atendimento recebido e questionando a situação de falta de higiene em que se encontrava uma sala de observação do hospital.

Ainda de acordo com o e-mail do paciente, na sala para onde ele foi encaminhado pela médica que fez a consulta havia algodão sujo, aparentemente de sangue, no chão, papéis-toalhas usados, nebulizadores fora do lugar e uma cuba suja com algo que parecia um vômito. Indignado com a situação que encontrou, ele resolveu fotografar o ambiente em que ele e outro paciente eram atendidos.

Procurada pelo Jornalismo da Rádio Cidade, a administração do hospital, através de Ilse Barbosa, informou que não tinha conhecimento do fato e que somente pôde constatar a situação depois que recebeu o mesmo e-mail enviado pelo paciente.

Ilse informou que a área física do hospital não atende à demanda de pessoas que procuram por atendimento ambulatorial. Ainda de acordo com a administradora, todas as providências estão sendo tomadas para que este tipo de situação não se repita. Uma das atitudes tomadas pelo hospital será a construção de um novo pronto-atendimento, com salas adequadas e uma estrutura que possa atender aos pacientes da maneira que os mesmos esperam.

Com relação às fotos, a administradora disse que pode ter acontecido de antes da presença de Paulo na sala, os funcionários tenham atendido a uma emergência, mas que seria difícil ela falar da situação, já que ela não estava presente. Ilse encerrou dizendo que conversou com os funcionários para que esta situação não se repita e descartou a possibilidade de infecção frente à situação em que encontrava o ambiente.

 

 

— Famílias beneficiadas com Bolsa Família são recadastradas

Repórter: Liliane Dias

Botuverá está recadastrando as famílias que são beneficiadas pelo programa Bolsa Família. O atendimento é feito pelo Serviço Social da prefeitura, na Casa da Cidadania. Atualmente,23 famílias participam do programa do governo federal e recebem um auxilio que pode chegar à R$ 145. O recadastramento é obrigatório e quem não o fizer pode perder o benefício.

Os documentos necessários para o recadastramento são carteira de identidade, carteira de trabalho, certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, titulo de eleitor e comprovante de rendimento. É preciso apresentar os documentos de todas as pessoas que residem no domicilio.

 
— Os Robinsons continuam inspirados

Repórter: Mauro Miranda

Conheça na ‘Galeria Cidade’ um dos mais incríveis grupos musicais de Brusque: ‘Os Robinsons’. Fundado em 1965, o grupo passou por várias formações. Agora, desde 1994 é o mesmo conjunto, formado por Armando Maffezzoli, Lauro Maurici, Cláudio Gaúcho e o baterista Ingo Lauritzen, o único que tem faltado, por motivo de viagem, aos momentos de descontração.
Saiba mais acessando o ‘Galeria Cidade’.

 
Começou a 25ª Pronegócio

Editor: Mauro Miranda
Fonte: Assessoria AMPE

Créditos: Anderson Antunes
A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque (AmpeBr) começou ontem (11), no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof, a 25ª Rodada de Negócios (Pronegócio) e a 10ª Rodada Internacional de Negócios (Pronex). As empresas expositoras montaram 200 mostruários divididos nos segmentos masculino, infantil, feminino, cama, mesa e banho.

A diretoria da AmpeBr espera um aumento de pelo menos 10% no número de peças comercializadas. Isso comparado com a última Rodada de verão, que aconteceu em maio de 2008 e vendeu 1,5 milhão de peças.

Foram confirmados dez compradores, entre eles comerciantes do Peru, Equador, Bolívia, Chile, França, Estados Unidos e Costa Rica.

A rede hoteleira da cidade está 100% ocupada ou reservada. A Pronegócio proporciona ao município grande movimento em bares, restaurantes, postos de gasolina, hotéis e lojas.

 
— Efluentes industriais direto no rio

Editor: Mauro Miranda

Créditos: Valdomiro da Motta
Ontem (11), o despejo de efluentes industriais diretamente no rio Itajaí-mirim, na altura do Corpo de Bombeiros, chamou a atenção de quem passava pelas cercanias. O rompimento da tubulação que vem de algumas fábricas deve ter causado o problema, que ‘coloriu’ o rio com dejetos quentes e escuros por muito tempo.

 

— Médicas se unem em Clínica

Editor: Mauro Miranda
Repórter: Liliane Dias

Créditos: Divulgação
Brusque conta agora com um espaço totalmente voltado a saúde. Trata-se da Salutare, Saúde Integrada. O espaço foi inaugurado na última semana e conta com o atendimento de profissionais renomados. Entre eles estão a dermatologista Elizete da Cas de Aquim, que realiza procedimentos a laser, depilação definitiva, peelings e botox, entre outros.

A psicóloga Francine Marchiori Carvalho, formada em terapia familiar, também faz parte do corpo médico. A fisioterapeuta Gabriela Gevard Muller, que além de fisioterapia e reabilitação trabalha com drenagem linfática e massagem relaxante, é outra profissional que está ao dispor de todos. E ainda, a dentista Juliana Oliveira Dal Forno, que oferece os mais modernos procedimentos dentários e estéticos.

Além de um ambiente sofisticado e agradável, a clinica atende pacientes particulares e conveniados a sindicatos na rua Tiradentes, frente ao Sintrafite, de 2ª a 6ª, das 8 horas às 12 horas e das 14 horas às 19 horas, com hora marcada.

 

Praça de Porto Belo começou a funcionar

Editor: Mauro Miranda
Repórter: Júlio Mocellin
Começou a zero hora desta terça-feira (12) a cobrança de pedágio na BR-101, em Porto Belo. Os funcionários fizeram uma contagem regressiva antes de iniciar os trabalhos. A largada dos serviços de cobrança foi dada pelo gerente de operações da Autopista Litoral Sul, César Sass, que administra aquele trecho da rodovia. O primeiro caminhão a passar por uma das 20 cabines do pedágio ficou isento de pagar a taxa de R$ 3,30. Carros pagam R$ 1,10.
Em duas das cabines a cobrança é automática, pelo sistema Via Fácil. Os veículos que são cadastrados não precisam parar para fazer o pagamento, que é debitado em conta corrente do usuário.

Agora, Santa Catarina tem pedágio em três praças na BR-116 (Correia Pinto, Santa Cecília e Monte Castelo) e duas na BR-101 (Garuva e Porto Belo). Outras duas, em Araquari e Palhoça, devem entrar em funcionamento até meados deste ano,.

 

 
Jovens denunciados por homicídio doloso devem ir a júri popular

Editor: Mauro Miranda
Repórter: Júlio Mocellin

Dois jovens de Guabiruba, que em maio de 2004 faziam um ‘racha’ com carros e provocaram um acidente que tirou a vida de uma mulher, vão a júri popular em Brusque, em data que ainda não definida. Eles foram denunciados por homicídio doloso (matar intencionalmente). Na época, a promotoria entendeu que, conforme testemunhas, ambos dirigiam em alta velocidade. Desta forma, assumiram os riscos.

Maicon Münch, na época com 20 anos, e o operador de máquinas Juliano Lamin, então com 23 anos, dirigiam um Gol e um Escort, respectivamente. Um deles bateu de frente contra uma Biz, conduzida por Rosa Comper ( ) que morreu na hora.

As defesas dos dois acusados entraram em Brasília com um pedido de suspensão do júri popular. A decisão ainda não saiu

Relembre o caso – O acidente aconteceu na tarde do dia 15 de maio de 2004, um sábado. Os dois acusados, que participavam de uma festa em Lageado, decidiram disputar um ‘racha’. Em umas das curvas da rua Guabiruba Sul, o Escort XR3 de placas ANA-4444, dirigido por Juliano Lamin, que vencia a disputa naquele momento, acabou se desgovernando e batendo de frente na Biz que era pilotada por Rosa Comper, que trafegava em sentido contrário. Ela morreu no local.

Maicon Münch, que vinha logo atrás com o Gol placas LXB-9805, bateu na traseira do carro de Juliano e em seguida fugiu do local. Juliano acabou sendo preso em flagrante. Ele foi submetido ao teste de bafômetro, onde se constatou embriagues quando o aparelho indicou 0,95 mg/l de álcool no sangue.

 
— Demissões têm queda de 10%

Editor: Mauro Miranda
Repórter: Liliane Dias

O Sine oferece vagas de trabalho em Brusque e é o setor que dá entrada no Seguro Desemprego. Com base nesses atendimentos, em abril foram registrada uma de 10% no número de demissões, com relação ao mesmo período do ano passado. Em entrevista à Rádio Cidade, o coordenador do Sine brusquense, Gilson dos Santos, salientou que mesmo o mundo passando por uma crise financeira, o mercado de trabalho local é bom e o número de demissões está dentro da normalidade.

De acordo com Gilson, em alguns segmentos sobram vagas. Já para outros, como em área administrativa, a disputa é grande principalmente entre os jovens. “O que muitas vezes dificulta a contratação é a exigência de experiência”, disse Gilson com relação aos contratantes. Ainda segundo ele, para o mês de maio a expectativa é boa. As contratações devem fechar em um bom índice e as demissões não devem ser maiores que as ocorridas em maio de 2008.

O índice de demissões e contratações refere-se somente ao banco de dados do Sine de Brusque.

 

— Virada do Santos Dumont em Canelinha

Editor: Mauro Miranda
Fonte: Divulgação

Aconteceu no sábado (9) o jogo Palmeiras (Canelinha) 1 x 2 Santos Dumont. Foi a primeira vitória fora de casa conquistada pela equipe comandada pelo treinador Pedro Soares, que também atuou neste jogou. O Santos Dumont iniciou a partida com Pedro, Negruni, Beto, Ilson, Pierre, Gérson, João, Pereira, Valdecir e Edegar. No banco estavam Pedro Soares, Beleza e Giba.

A equipe brusquense iniciou o jogo perdendo de 1 a 0. Mas, a entrada de Beleza e Giba no segundo tempo mudou a história da partida. Eles fizeram um gol cada e viraram o placar, dando moral para o treinador.

Neste sábado (16) tem jogo em Camboriú, contra o Juventude. A concentração no clube será a partir das 13h30min, com saída marcada para as 14 horas.

 
— Piloto de Brusque se classifica para etapa internacional

Editor: Mauro Miranda
Repórter: Valdomiro da Motta

O piloto Jonathan Izabel foi o grande destaque da Associação Brusque II durante a 1ª Copa Brasil de Bicicross, que aconteceu na cidade de Sorocaba (SP) no final de semana passado. Ele venceu as disputas na categoria cruiser até 14 anos e terminou em 8º na boys 13.

A competição reuniu pilotos de vários estados. Além de Jonathan, outros quatro atletas de Brusque estiveram na pista paulista. Luis Madeira ficou em 4º na boys 14 e Rutiero Farias terminou em 5º na boys 15. Os pilotos Anderson Varela (junior man) e Diego Vargas (boys 16) não se classificaram para a final.

Santa Catarina teve a participação de 29 pilotos. Os atletas que conseguiram garantir boa pontuação até terceiro lugar estão classificados para o mundial de bicicross, que acontece na Austrália em data ainda a ser confirmada. A boa colocação vale também pontos para o ranking internacional.

 

 

— Em andamento abaixo-assinado contra envolvidos

Editor: Mauro Miranda
Repórter: Valdomiro da Motta

Coletar mais de cinco mil assinaturas para pressionar os poderes legalmente constituídos, principalmente o Legislativo Municipal, por ações mais incisivas e rápidas quanto aos envolvidos na Operação Arrastão, da Polícia Federal. Este é o objetivo da Comissão Brusque Unida Contra a Corrupção, formada por integrantes de entidades civis, Poder Público e população. O grupo se reuniu pela segunda vez na noite de ontem (11), no auditório do Sintrivest.

A coleta de assinaturas deverá se estender por várias semanas. O objetivo maior é solicitar à Câmara de Brusque a abertura de processos de cassação contra os vereadores Ademir Braz de Sousa (PMDB) e Roberto Pedro Prudêncio Neto (PDT), cujos nomes aparecem no relatório dos federais sobre o caso. De acordo com os integrantes da comissão, os fatos apresentados, principalmente os divulgados pela imprensa em nível local e estadual, por si já configurariam quebra de decoro parlamentar.

A partir de agora, o grupo vai marcar presença nas sessões da Câmara, buscando conquistar o maior número possível de adeptos para acompanhar de perto as reuniões no Legislativo. O documento com as assinaturas será encaminhado à presidência da Câmara, bem como ao Ministério Público, para que agilizem o processo.

O grande ato da Comissão deverá ser um manifesto público, ou quantos forem necessários, segundo a comissão, para mostrar a indignação da população. Principalmente dos eleitores, levando-se em consideração as ações dos supostamente envolvidos e a forma como a Câmara e alguns de seus integrantes estão se portando diante do caso.

 

— Identificada mulher achada morta

11/05/2009 – 21:27h
Repórter: Mauro Miranda

Na tarde de hoje (11), a Polícia Civil de Gaspar conseguiu a identificação da mulher encontrada morta dia 6 da semana passada às margens da rodovia Ivo Silveira.Trata-se de Marli Terezinha do Amaral (39), ex-moradora do bairro Santa Rita, que deixa uma filha de 22 anos. Marli também tinha uma neta, que estava sendo criada pela bisavó (57), residente no bairro Cedrinho.

Os profissionais do IML de Blumenau crêem que o corpo de Marli tenha ficado cerca de 12 dias semi-enterrado. Tão logo a mãe da mulher reconheceu no meio da tarde desta segunda-feira os restos da filha, o corpo de Marli foi transportado para Brusque, onde foi sepultado.

——————————————————————————————————–

Comments are closed.