Chuvas_RJ (Urgente) globo.com 06/04/2010

08 de abril de 2010 às 19:29

Sobe para 175 número de mortos por causa das chuvas

Segundo o Corpo de Bombeiros, subiu para 175 o número de mortos em decorrência das chuvas que atingiram o estado do Rio.

O município de Niterói, na Região Metropolitana, foi o mais castigado: já chega a cem o número de vítimas das chuvas na cidade. No Rio, esse número é  55 e, em São Gonçalo, 16. Os demais municípios onde foram registradas mortes foram Petrópolis, Nilópolis, Paulo de Frontin e Magé.

(0) comentáriosPermalink

08 de abril de 2010 às 19:18

Comlurb retira das ruas 8,3 mil toneladas de lama e lixo

Garis da Comlurb, a companhia de limpeza do Rio, já retiraram 8.334 toneladas de lama e lixo das ruas após o início das chuvas que castigam o estado do Rio, na segunda-feira (5).

Segundo a companhia, a coleta de lixo domiciliar ocorre regularmente, assim como os serviços de varredura e remoção. Os pontos que demandam maior esforço por parte da empresa são: Praça da Bandeira, Maracanã, Tijuca, Humaitá, Botafogo, Cosme Velho, Laranjeiras e Lagoa, onde a Comlurb faz a limpeza das pistas e retirada de lama e resíduos.

As equipes trabalham também nos locais onde houve deslizamentos, na Grota Funda, na Avenida Niemeyer, no Alto da Boa Vista e em Jacarepaguá. Em Santa Teresa, há 31 pontos críticos de acúmulo de lixo e lama após a chuva.

(1) comentário »Permalink

08 de abril de 2010 às 19:03

Previsão indica chuva moderada para a noite desta quinta-feira

A Defesa Civil do Município do Rio continua em estado de atenção para a ocorrência de deslizamentos. Segundo o órgão, a previsão indica chuva moderada, ocasionalmente forte, para a noite desta quinta-feira (8) no Rio.

O acúmulo de água provocado pelo temporal permanece em alguns bairros e há probabilidade de ocorrer escorregamentos em locais de encostas.

A Defesa Civil faz um alerta aos moradores de áreas de perigo e pede para que as pessoas deixem suas casas e procurem um dos 64 abrigos da prefeitura.

O número de vítimas da chuva no estado do Rio chega a 171.

(0) comentáriosPermalink

08 de abril de 2010 às 18:43

Niterói decreta estado de calamidade pública

O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, decretou nesta quinta-feira (8) estado de calamidade pública. A cidade foi a mais atingida pela chuva e já contabiliza 99 mortes, segundo balanço do Corpo de Bombeiros.

Juliana Rezende

Juliana Rezende

O Morro do Bumba, no Cubango, na Zona Norte da cidade, foi um dos locais mais atingidos. Os bombeiros já retiraram 13 corpos dos escombros e o subsecretário de Defesa Civil de Niterói, coronel Pedro Machado, calcula que ainda há cerca de 200 pessoas soterradas. Ao todo, foram registrados óbitos em 13 localidades do município.

Na quarta-feira (7), Jorge Roberto Silveira, já havia decretado estado de situação de emergência na cidade.

(44) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 18:34

Chuva causa atrasos em trens

Os trens dos ramais Belford Roxo e Saracuruna estão com atrasos de até 15 minutos no início da noite desta quinta-feira (8). De acordo com a SuperVia, concessionária responsável pelo serviço, por causa da chuva, o fornecimento de energia foi interrompido em algumas estações.

A concessionária informou que a chuva e o vento causaram um desarme na subestação de Benfica, responsável pelo abastecimento de energia de algumas linhas do trecho entre as estações de Central do Brasil e Triagem.

Por volta das 17h45 desta quinta, a energia elétrica foi restabelecida na substeação de Benfica. Os ramais Deodoro, Santa Cruz e Japeri operam normalmente.

(0) comentáriosPermalink

08 de abril de 2010 às 18:28

Há risco de novos deslizamentos no Morro do Bumba, diz subsecretário

Segundo o subsecterário de Defesa Civil, José Paulo Miranda de Queiroz, há risco de novos deslizamentos no Morro do Bumba, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, principalmente porque voltou a chover durante a tarde desta quinta-feira (8).

Já chega a 13 o número de mortos no local. Dos corpos já retirados, cinco são de mulheres, seis de homens e um de uma criança. O último corpo ainda não foi identificado.

Segundo o subsecretário, as buscas vão continuar durante a noite e só vão parar quando todas as pessoas forem encontradas. Centenas de pessoas acompanham os trabalhos de resgate no local.

Trabalham no local 40 homens da Força Nacional, 90 bombeiros e cem policiais, dos batalhões de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, além da Companhia de Cães, do Batalhão Florestal, do Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

A equipe é reforçada ainda por 24 operadores de máquina. Oito escavadeiras de grande porte e quatro retroescavadeiras estão sendo usadas na área do deslizamento.

Centenas de pessoas acompanham o trabalho de resgate (Foto: Aluízio Freire/G1)

Centenas de pessoas acompanham o trabalho de resgate (Foto: Aluízio Freire/G1)

(3) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 18:13

Chega a 13 número de mortos resgatados no Morro do Bumba

Segundo a Defesa Civil, chega a 13 o número de mortos no Morro do Bumba, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

Dos corpos já retirados, cinco são de mulheres, seis de homens e um de uma criança. O último corpo ainda não foi identificado.

(2) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 18:01

‘Parecia filme de terror’, diz sobrevivente de deslizamento

Nos arredores do Morro do Bumba há ainda histórias de pessoas que conseguiram escapar por pouco da tragédia, como a estudante Gisele Barbosa, de 27 anos. Ela estava em casa com o filho de 4 anos quando o marido chegou gritando que havia uma avalanche na comunidade.

Gisele contou que escutou um estrondo e de repente viu um monte de terra descendo o morro. Ela, que mora numa parte superior da casa, contou que pulou com o filho a escada e saiu correndo pela rua. Todas as casas em volta desapareceram, mas a dela não chegou a ser atingida.

“Parecia um filme de terror, muita gente gritando, como se as pessoas estivessem descendo gritando de uma roda gigante”, contou.

Gisele contou ainda que, quando desceu com o filho, suspirou aliviada por ter salvado a criança, mas entrou em pânico porque lembrou que a mãe poderia estar sob os escombros. Começou então a gritar e enfim reencontrou a mãe, que tinha saído para carregar o celular num bar próximo à comunidade minutos antes do deslizamento e escapou da tragédia. Sua casa, no entanto, desapareceu sob os escombros.

Gisele Barbosa, de 27 anos, estava em casa e conseguiu escapar do deslizamento (Foto: Juliana Rezende/G1)

Gisele Barbosa, de 27 anos, estava em casa e conseguiu escapar do deslizamento (Foto: Juliana Rezende/G1)

(28) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 17:54

‘Minha filha, cheia de sonhos, está embaixo desse lixo’, diz pai de desaparecida

Em uma tenda montada pela Defesa Civil, parentes de vítimas contam histórias de muita dor e sofrimento diante do Morro do Bumba, em Niterói, enquanto aguardam notícias das equipes de resgate.

É o caso do confeiteiro Jorge Luís da Silva, de 29 anos, que tem seis pessoas da sua família entre os desaparecidos, incluindo sua filha Taiane, de 13 anos.

“Minha filha, que estava cheia de sonhos, agora está embaixo desse lixo”, disse, chorando muito.

Ele disse que mora na comunidade chamada Rio D’Ouro e a filha morava com a mãe, a avó e os tios no Morro do Bumba. Jorge contou ainda que recebeu a notícia e foi correndo para o local.

“Cheguei aqui e encontrei esse monte de terra, sei que tem muita gente soterrada nisso tudo aí”.

Jorge Luís da Silva aguarda notícias de sua filha, que está desaparecida no Morro do Bumba (Foto: Aluízio Freire/G1)

Jorge Luís da Silva aguarda notícias de sua filha, que está desaparecida no Morro do Bumba (Foto: Aluízio Freire/G1)

(93) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 17:36

Número de mortos por causa das chuvas sobe para 171

Segundo o Corpo de Bombeiros, subiu para 171 o número de mortos em decorrência das chuvas que castigam o estado do Rio desde segunda-feira (5).

De acordo com os bombeiros, já são 99 mortos em Niterói, 52 no Rio e 16 em São Gonçalo. Os demais municípios onde foram registradas mortes foram Petrópolis, Nilópolis, Paulo de Frontin e Magé.

(0) comentáriosPermalink

08 de abril de 2010 às 17:36

Volta a chover forte no Maracanã e na Tijuca

Voltou a chover forte na tarde desta quinta-feira (8) no Maracanã e na Tijuca, na Zona Norte do Rio.  A região foi uma das atingidas pela chuva que castiga o Rio desde o início da semana.

No temporal de terça-feira (6), o rio Maracanã transbordou e a entrada do estádio se transformou em uma grande piscina de lama. Até as banheiras dos vestiários ficaram tomadas pelo barro.

Confira as fotos do estáfio do Maracanã alagado na terça-feira

(0) comentáriosPermalink

08 de abril de 2010 às 17:28

Cooperativa de táxi transporta doações de graça em Niterói

Uma cooperativa de táxi de Niterói resolveu participar das ações de solidariedade para as vítimas das chuvas na cidade.  A Elite Rádio Táxi oferece o serviço de recolher e transportar, gratuitamente, donativos da casa dos moradores de Niterói. As doações são levadas pelos táxis da frota da residência da pessoa até o clube Canto do Rio, no Centro da cidade, que faz a triagem e repassa à Defesa Civil.

Os principais produtos a serem doados são: água potável, alimentos não perecíveis, roupas, colchonetes e cobertores. Para solicitar o serviço, basta ligar para 2616-4444 ou 2616-0027, das 7h às 20h. A Elite Rádio Táxi funciona todos os dias.

(0) comentáriosPermalink

08 de abril de 2010 às 17:28

Cerca de 60 casas estão interditadas no Morro do Bumba, diz Defesa Civil de Niterói

Após realizar vistoria no Morro do Bumba, o subsecretário da Defesa Civil de Niterói, major Márcio Romano Corrêa, afirmou que cerca de 60 casas estão interditadas no entorno do desabamento do local, em Niterói, Região Metropolitana do Rio.

Ainda segundo a Defesa Civil, baseado em relato de moradores, cerca de 50 casas foram atingidas pelo deslizamento.

(0) comentáriosPermalink

08 de abril de 2010 às 17:02

Mais três corpos são resgatados em Niterói

A Defesa Civil encontrou no fim da tarde desta quinta-feira (8) mais três corpos em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

De acordo com o órgão, duas vítimas foram resgatadas no Morro do Bumba, no Cubango, e uma na Rua Jonas Botelho, no entorno no local. Com isso, sobe para 12 o número de vítimas fatais no Bumba, onde houve um grande deslizamento na noite da última quarta-feira (7).

(4) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 16:58

Arco-íris surge sobre a Linha Vermelha

Depois da chuva desta quinta-feira (8) no Rio de Janeiro, os motoristas que trafegavam pela Linha Vermelha puderam admirar um arco-íris que ilustrou o céu por alguns minutos. O colorido, no entanto, durou pouco tempo até a chuva voltar a atingir a região.

Motoristas admiram arco-íris na Linha Vermelha (Foto: Glauco Araújo/G1)

Motoristas admiram arco-íris na Linha Vermelha (Foto: Glauco Araújo/G1)

(1) comentário »Permalink

08 de abril de 2010 às 16:51

Três casas desabam em Itaipu, diz Prefeitura de Niterói

A Prefeitura de Niterói informou que mais três casas desabaram por volta das 16h desta quinta-feira (8) na Estrada Francisco da Cruz Nunes, no bairro de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói.

Segundo a assessoria de imprensa do município, as casas desabaram próximo ao mercado Império da Banha, na Comunidade Jardim Esperança, que fica próxima ao trevo de Piratininga.  A assessoria não soube confirmar se as casas ficavam em um área de encosta.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros já foram acionados e estão indo para o local. Ainda segundo a prefeitura, os moradores teriam conseguido sair das residências a tempo e não haveria vítimas.

(6) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 16:51

Moradores acompanham resgates no Morro do Bumba; Veja fotos

Morro do Bumba

Morro do Bumba

Morro do Bumba

Morro do Bumba

Morro do Bumba

Morro do Bumba

Morro do Bumba

(2) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 16:48

Moradora da Seropédica é surpreendida por abertura de dique

Moradores da Seropédica, na Zona Oeste do Rio, foram surpreendidos pela abertura de um dique, na tarde desta quinta-feira (8),  para escoamento da água da chuva que provocou alagamento na região desde segunda-feira (5).

A aposentada Marli Maranhão, 63 anos, pretendia visitar a filha, que mora do outro lado da cidade, que ficou debaixo de água. “Eu sempre passo por essa rua para ir até a casa da minha filha. Eu moro no outro lado da BR-465, onde não inunda.”

Apesar de não poder ir até a casa da filha, ela considera que a medida adotada pela prefeitura foi positiva. “Pelo menos agora o nível da água deve baixar um pouco”, disse Marli.

Dona Marli Maranhão avisa a filha que não vai conseguir visitá-la (Foto: Glauco Araújo/G1)

Dona Marli Maranhão avisa a filha que não vai conseguir visitá-la (Foto: Glauco Araújo/G1)

Vazão da água após abertura de dique na Seropédica (Foto: Glauco Araújo/G1)

Vazão da água após abertura de dique na Seropédica (Foto: Glauco Araújo/G1)

(0) comentáriosPermalink

08 de abril de 2010 às 16:46

Chega a 170 número de mortos por causa das chuvas

Segundo o Corpo de Bombeiros, já chega a 170 o número de mortos em decorrência das chuvas que castigam o estado do Rio.

De acordo com os bombeiros, são 98 mortos em Niterói, 52 no Rio e 16 em São Gonçalo. Os demais municípios onde foram registradas mortes foram Petrópolis, Nilópolis, Paulo de Frontin e Magé.

(0) comentáriosPermalink

08 de abril de 2010 às 16:32

Sobe para 169 número de vítimas das chuvas

Segundo o Corpo de Bombeiros, já chega a 169 o número de mortos em decorrência das chuvas que castigam o estado do Rio.

De acordo com os bombeiros, são 97 mortos em Niterói, 52 no Rio e 16 em São Gonçalo. Os demais municípios onde foram registradas mortes foram Petrópolis, Nilópolis, Paulo de Frontin e Magé.

(0) comentáriosPermalink

08 de abril de 2010 às 16:18

Moradora passa mal após receber notícia do resgate de corpo de cunhada

Aline Carvalho passou mal ao receber a notícia de que sua cunhada estava entre as vítimas (Foto: Juliana Rezende/G1)

Aline Carvalho passou mal ao receber a notícia de que sua cunhada estava entre as vítimas (Foto: Juliana Rezende/G1)

Muito trêmula e passando mal, Aline Carvalho, de 28 anos, recebeu a notícia de moradores de que o corpo de sua cunhada havia sido encontrado entre os dez resgatados pelos bombeiros no Morro do Bumba, em Niterói, na Região Metropolitana.

Segundo parentes, Aline é hipertensa e precisa ser atendida pelos bombeiros.

Também com problemas de pressão alta, Therezinha Maria Teixeira, de 65 anos, afirma que só deixa o local quando seu sobrinho, de 5 anos, for encontrado:

“Enquanto há vida, há esperança. É difícil, mas não é impossível encontrá-lo com vida”, disse.

Médicos do programa saúde da família de Niterói estão preocupados com os parentes eu aguardam noticias no local.

“Essa espera é muito mais para aplacar a ansiedade dos parentes, porque os corpos estão sendo retirados praticamente irreconhecíveis. Estamos dando o telefone do IML do Rio e de Colubandê para que a identificação possa ser feita. Aqui só há como identificar sexo e idade aproximada”, explicou a supervisora do programa, Maria Luisa Fonseca.

(0) comentáriosPermalink

08 de abril de 2010 às 15:31

Delegacia do Meio Ambiente abre inquérito para apurar deslizamento

A delegada Juliana Emerick, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), abriu inquérito para apurar responsabilidades sobre o deslizamento no Morro do Bumba, em Niterói, Região Metropolitana do Rio. Segundo a delegada, o objetivo é investigar se a tragédia foi provocada por questões da natureza ou se houve omissão humana.

Ela informou ainda que serão intimados a depor representantes da Prefeitura de Niterói, do Instituto Nacional do Meio Ambiente (Inea) e da Secretaria municipal de Obras.

(11) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 15:29

Moradora do Morro do Bumba salva pai de 87 anos

Gilsinete com a mão machucada

Gilsinete com a mão machucada (Aluizio Freire/G1)

Com a mão machucada, após ter salvo seu pai de 87 anos e o neto de 10, a comerciante Gilsinete de Oliveira,  de 45 anos ainda espera encontrar a irmã, duas sobrinhas e uma cunhada que estão desaparecidas  nos escombros no morro do Bumba, em Niterói, Região Metropolitana do Rio.

“Meu pai falou que ia morrer na casa dele, só não morreu porque eu arrebentei a porta e tirei ele de lá. A gente não morava no lixão, a gente paga tudo direitinho”, disse revoltada a sobrevivente que perdeu a mãe por causas naturais há 6 meses.

(6) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 15:26

Número de mortos chega a 161, afirmam Bombeiros

O Corpo de Bombeiros informou na tarde desta quinta-feira (8) que chega a 161 o número de mortos após as chuvas que atingiram o Rio.

De acordo com os Bombeiros, são 89 mortos em Niterói, 52 no Rio e 16 em São Gonçalo. Os demais municípios onde foram registradas mortes foram Petrópolis, Nilópolis, Paulo de Frontin e Magé.

(0) comentáriosPermalink

08 de abril de 2010 às 14:41

‘É uma catástrofe humana e ambiental’, diz Cabral

cabral e silveira

Em visita ao Morro do Bumba, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, no início da tarde desta quinta-feira (8), o governador Sérgio Cabral chamou de “catastrófe humana e ambiental” a situação no local.

“Fiquei impressionado com a dimensão da catástrofe. Segundo as primeiras informações, as perspectivas não são boas. Éalgo absolutamente inacreditável”, disse ele, que afirmou que as equipes deverão continuar os trabalhos por ainda duas semanas na região.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, também esteve no loca. “É um momento de solidariedade”, disse.

(40) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 14:21

Via de desvio em Niterói é interditada; veja alternativas para chegar à Região Oceânica

A empresa de transportes de Niterói, Nittrans, divulgou no início da tarde desta quinta-feira (8) as condições de trânsito na cidade. Entre os principais prejudicados estão os moradores da Região Oceânica do município, já que a Estrada da Ititioca, que vinha servindo de alternativa depois da interdição da Estrada da Cachoeira, também foi fechada nos dois sentidos.

Segundo a Nittrans,    a Estrada da Ititioca, que faz ligação entre os bairros do Fonseca e Cubango ao Largo da Batalha, foi interditada após o deslizamento no Morro do Bumba, no Cubango.

Veja as opções de quem vem da Região Oceânica em direção à Alameda São Boaventura e Centro da cidade:

1) Largo da Batalha - Estrada da Garganta - Rua Mário Viana – Largo do Marrão – Rua Santa Rosa - Dr. Paulo César - Avenida Marquês do Paraná;

2) Largo da Batalha – Estrada do Sapê – Estrada da Florália – Caramujo – Rodovia Amaral Peixoto – Alameda São Boaventura;

3) Largo da Batalha – Estrada Caetano Monteiro - Trevo de Maria Paula – Rodovia Amaral Peixoto – Alameda São Boaventura.

No sentido contrário, Centro – Região Oceânica, o motorista deve acessar a Rua Mário Viana e seguir pela Estrada da Garganta até o Largo da Batalha.  O trecho da Rodovia RJ-104 entre o Trevo de Maria Paula até a descida da Caixa D’Água está funcionando somente no sentido Alameda São Boaventura.

Quem desce a Ponte Rio-Niterói em direção à Região Oceânica, deve fazer o seguinte trajeto:  Avenidas Jansen de Melo, Marquês do Paraná, Roberto Silveira, acessar à direita a Rua Domingues de Sá, dobrar à esquerda na Rua Lemos Cunha, dobrar à esquerda na Rua Maris e Barros, seguir em direção à Rua Santa Rosa, Rua Mário Viana e Estrada da Garganta até o Largo da Batalha.

Na Estrada Caetano Monteiro, que liga o bairro de Pendotiba ao Largo da  Batalha, o tráfego no trecho entre a Vila Progresso e a Pestalozzi está sendo normalizado. Os motoristas que trafegam pela Estrada Francisco da Cruz Nunes devem ter cautela, pois há pontos de deslizamento na localidade da Serrinha.

TRECHOS INTERDITADOS:

- Estrada Velha de Itaipu, devido à queda de dois postes na altura da localidade de Maceió. Na mesma estrada, o viaduto Apolônio de Carvalho apresenta rachaduras;
- Estrada do Viçoso Jardim;
- Estrada da Cachoeira, que liga o Largo da Batalha a São Francisco;
- Ingá – Rua Moacyr Padilha e Rua Fagundes Varela;
- Boa Viagem – Rua Eng. Martins Romeo – três pontos de deslizamento de terra;
- Icaraí – Estrada Fróes, que liga a Avenida Jorn. Alberto Torres (Praia de Icaraí ) a São Francisco; Rua Mem de Sá esquina com Rua Presidente Backer, devido à queda material da fachada de um prédio.

(121) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 14:21

Número de mortos chega a 157

Segundo a Defesa Civil, chega a 157 o número de mortos após as chuvas que castigam o estado do Rio.

Do total, o maior número de vítimas foi registrado em Niterói, na Região Metropolitana, onde há 86 mortos. No Rio, o número de mortos chega a 51 e em São Gonçalo, a 16.

Os demais municípios onde foram registradas mortes foram Petrópolis, Nilópolis, Paulo de Frontin e Magé.

(4) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 13:52

Alça de acesso ao Túnel Rebouças, no Cosme Velho, é reaberta

A alça de acesso do Cosme Velho, na Zona Sul do Rio, para o Túnel Rebouças foi liberada por volta de 13h40 desta quarta-feira (8). A informação é da CET-Rio. O trecho – entre a primeira e a segunda galeria do túnel – havia sido interditado após as chuvas que atingiram o estado do Rio.

(2) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 13:48

Chuva fecha Parque Nacional da Tijuca para visitação

Em função das chuvas que castigam a cidade desde a tarde de segunda-feira (5) estão temporariamente fechados à visitação o Parque Nacional da Tijuca, os acessos ao Corcovado, Parque Lage, Pedra da Gávea e Pedra Bonita.

Equipes do Instituto Chico Mendes, que administra as unidades federais, faz um levantamento dos danos ocorridos nas instalações para identificar os riscos existentes.

Há vias obstruídas por quedas de árvores e deslizamentos de terra nas trilhas. O Instituto apela aos visitantes para que evitem acessar esses parques porque ainda há riscos de novos deslizamentos.

(2) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 13:29

Muitos moradores já haviam deixado Morro do Bumba antes de deslizamento, diz secretária

A Secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, afirmou que o número de desaparecidos pode ser menor do que o estimado. Nós avaliamos que o número de desaparecidos não deve ser tão grande quanto o divulgado anteriormente já que muitos moradores deixaram a região após o primeiro deslizamento na segunda-feira”, afirmou ela, completando:

“Casas que estão na beira do barranco já estão interditadas. Mesmo que haja novos deslizamentos, não vai haver mais vítimas”. A secretária não deu uma outra estimativa de desaparecidos.

Leia a matéria completa

(1) comentário »Permalink

08 de abril de 2010 às 13:19

Ruas de Seropédica viram rios e moradores se deslocam de barco

seropedica

Mais de 5 mil moradores de Seropédica, na Baixada Fluminense, foram atingidos pela chuva que cai da regiao desde segunda-feira (5). Com a água, que em alguns trechos chegam a dois metros de altura, as ruas da cidade viraram verdadeiros rios e a população do lodal tem se descolado em barcos ou em caixas d’água improvisadas.

As escolas municipais e estaduais da região estão fechadas e não há previsão de quando as aulas na serão retomadas. A professora Fransica Otamira de Assis veras, de 27 anos, se mudou para o bairro há 6 meses e perdeu tudo o que tinha. “Estou salvando os meus documentos para não deixar de existir pra sociedade. Não consigo recuperar mais nada de minha casa. Não volto mais para cá depois esse alagamento, vou para a casa dos meus pais”, contou ela

A irmã, Maria de Assis Veras, 32 anos, foi para lá ajudá-la  irmã a tentar retirar objetos pessoais de casa. Para isso, elas tiveram que improvisar um barco.

(61) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 13:05

‘Nunca tinha visto uma coisa como esta’, diz o coronel do Corpo de Bombeiros

Após descer da área da tragédia no Morro do Bumba, em Niterói o coronel, subcomandante do Corpo dos Bombeiros, José Paulo Miranda de Queiroz, afirmou que nunca viu um deslizamento tão grande.

“A extensão é muito grande. Eu nunca tinha visto uma coisa como esta”, disse o coronel. Ele disse ainda que os bombeiros estão fazendo um mapeamento com ajuda dos moradores para localizar os pontos aonde estavam construídas as casas no local.

“Isso é uma forma de agilizar o trabalho das equipes, porque trabalhamos ainda com a possibilidade de encontrar algumas pessoas vivas. Mas essa possibilidade vai ficando cada vez menor com a passagem do tempo”, disse Queiroz.

(2) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 12:59

Três corpos são achados no Morro do Bumba e já são 10 vítimas fatais no local

A Defesa Civil resgatou mais três corpos no Morro do Bumba, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, no início da tarde desta quinta-feira (8). Com isso, sobe para 10o número de vítimas fatais no local.

Mais cedo, o corpo de um homem aparentando ter 50 anos foi encontrado nos escombros.

(1) comentário »Permalink

08 de abril de 2010 às 12:55

Ainda falta luz em bairros de várias regiões do Rio de Janeiro

A Light informou que falta energia elétrica em pontos localizados de alguns bairros da cidade do Rio: Botafogo, São Conrado e Copacabana, na Zona Sul, Tijuca e Rio Comprido, na Zona Norte, e , Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

Em Santa Teresa, no Centro, falta luz em diferentes pontos do bairro. Árvores caíram sobre a fiação em algumas ruas, e parte da rede elétrica foi afetada por deslizamentos de terra.

De acordo com a Light, as equipes continuam totalmente mobilizadas para restabelecer o fornecimento de energia elétrica, que foi afetado pelo forte temporal que atingiu a cidade nos últimos dias. A empresa informou que, desde a noite de quarta-feira, o fornecimento está normalizado nos bairros de Piedade, do Jardim Botânico, da Gávea e no Morro dos Prazeres.

A Light avisa que os clientes que não conseguiram pagar suas contas de energia por causa do temporal têm até a próxima sexta-feira, 9 de abril, para quitar a fatura sem a cobrança de multa e juros. A Light isentará de multa as faturas com vencimento nos dias 5, 6 e 7 de abril.

A empresa atende nos seguintes telefones: Disque-Light Emergência – 0800-021-0196; Disque Light Comercial – 0800-282-0120.

(2) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 12:34

Veja fotos do resgate de vítima no Morro do Bumba

morro do bumba

morro do bumba

(Fotos Juliana Rezende)

(6) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 12:34

Ondas atingem 2,5 m no litoral de Campos, informa Marinha

O serviço de Hidrologia da Marinha recebeu informe de que as ondas alcançaram a altura de 2,5 metros na estação de São Tomé, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Este é o primeiro comunicado de que o mar está em ressaca no litoral do Rio de Janeiro.

Na Região Metropolitana do Rio, o transporte urbano de barcas, na ligação Praça XV (Centro da capital) – Charitas (Niterói), está suspenso por causa das condições do mar, segundo comunicado da concessionária Barcas S.A.

(2) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 12:27

Ainda há riscos de deslizamentos no Morro do Bumba, dizem bombeiros

Após uma forte pancada de chuva, o sub-comandante do Corpo de Bombeiros, José Paulo Queiroz, afirmou que ainda há riscos de novos deslizamentos de terra no Morro do Bumba, no Cubango, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

“O solo está muito molhado, o que dificulta o trabaoho das equipes e aumenta o risco de mais desmoronamentos”, explicou ele.

(5) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 12:25

Moradores resgatados com vida no Morro do Bumba passam bem

Nenhum dos moradores resgatados no Morro do Bumba, no Cubango, em Niterói, na Região Metropolitana apresentou ferimentos graves. De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, 17 adultos foram levados para o Hospital Azevedo Lima, sendo que seis deles já tiveram alta.

Três crianças também foram atendidas e liberadas. No Hospital Alberto Torres, outras duas vítimas foram atendidas e liberadas.

(1) comentário »Permalink

08 de abril de 2010 às 12:20

Defesa Civil pede para que população saia das encostas do Rio

A Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro divulgou uma nota informando que a cidade permanece em estado de atenção. Ainda há possibilidade de deslizamentos em diversas áreas, por isso as pessoas que moram em encostas devem sair de casa e procurar um local seguro.

A prefeitura disponibilizou 64 locais de abrigo para as pessoas que precisaram deixar suas casas. Nestes locais, os abrigados receberão acompanhamento médico da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil.

Das 17h da segunda-feira (5) até as 10h30 de hoje, a Defesa Civil recebeu 1089 solicitações, sendo 36,6% sobre deslizamentos de barreiras, seguidos de 11,2% por deslizamentos de barreiras atingindo imóveis e 7,8% de ameaça de desabamento de imóveis. Foram interditadas 280 casas em todas as regiões da cidade. O número de desabrigados chega a 5 mil pessoas.

Em caso de emergência, a população deve ligar para a Defesa Civil no telefone 199, que funciona 24 horas, priorizando os casos de deslizamentos e desabamentos.

(2) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 12:19

Defesa Civil volta atrás e muda total de 163 mortos para 153 vítimas fatais

defesa civil

Depois de anunciar em seu site oficial (como mostra a figura acima) o número total de 163 mortos em todo o estado do Rio, a Defesa Civil Estadual voltou atrás e passou a contar, oficialmente 153 vítimas fatais da chuva, que assola a região desde segunda-feira (5).

Segundo o órgão, um erro de digitação somou dez vítimas a mais no município de São Gonçalo.

(0) comentáriosPermalink

08 de abril de 2010 às 12:18

Prefeito de Niterói e vice-governador percorrem Morro do Bumba

prefeito1

O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, e o vice-governador Luis Fernando Pezão estão percorrendo o Morro do Bumba, acompanhando os trabalhos dos bombeiros no final da manhã desta quinta-feira (8).

(6) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 12:01

Avenida Niemeyer é liberada nos dois sentidos

A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) informou que as pistas nos dois sentidos da Avenida Niemeyer estão liberadas e que o trânsito não tem retenções nas duas pistas.. A via estava interditada por causa da queda de uma barreira. Na manhã desta quinta-feira, uma retroescavadeira da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) fazia a limpeza da pista e provocava retenção no tráfego.

Por causa de deslizamentos, as estradas Grajaú-Jacarepaguá, do Alto da Boa Vista e da Grota Funda continuam interditadas. A Estrada do Grumari também está fechada nos dois sentidos.

O túnel, a estrada e o Elevado do Joá foram liberados pela manhã. O acesso ao Túnel Rebouças, pela Rua Cosme Velho, também foi reaberto, funcionando em uma faixa. A Avenida Borges de Medeiros, sentido Gávea e Rebouças, foram liberadas às 6h.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informa que a rodovia BR-101 Sul (Rio-Santos) está parcialmente interditada entre os quilômetros 450 e 452 por causa de queda de barreiras. O tráfego flui em meia pista na faixa sentido Rio. Os motoristas devem ter atenção redobrada.

(0) comentáriosPermalink

08 de abril de 2010 às 12:00

Queda de poste interdita via na Barra da Tijuca

Um poste caiu na Estrada Velha da Tijuca, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, deixando o trânsito em meia pista, nas imediações do Largo da Barra.

No Engenho Novo, no subúrbio do Rio, a Rua Caimbé teve de ser interditada ao trânsito, no trecho entre Rua Dona Romana e Rua Araújo Leitão, por causa de um imenso buraco na pista. O tráfego está sendo desviado pela Rua Porto Alegre, segundo a CET-rio.

(1) comentário »Permalink

08 de abril de 2010 às 11:58

Mais um corpo é encontrado no Morro do Bumba

caixao morro do bumba

Bombeiros resgataram mais um corpo no Morro do Bumba, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, no final da manha desta quinta-feira (8). No total , 7 corpos foram encontrados no local.

Segundo a Defesa Civil Estadual, a vítima é um homem aparentando ter cerca de 50 anos. Ainda de acordo com o órgão,  pelo menos 200 pessoas estão desaparecidas.

(Foto: Juliana Rezende)

(5) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 11:56

Niterói tem três mil desabrigados

Três mil pessoas estão desabrigadas em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Elas foram levadas para escolas públicas da cidade. O Secretário de Saúde do município está reunido com equipe de médicos de famíla e agentes da prefeitura para tratar os sobreviventes, sobretudo crianças com quadro de infecção.

(10) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 11:41

Morador mostra vista do Bumba antes e após deslizamento

Desabamento no Morro do Bumba (Foto: Marcelo Martins)

Desabamento no Morro do Bumba (Foto: Marcelo Martins)

O morador Marcelo Martins enviou fotos da vista da varanda da casa dele, de frente para o Morro do Bumba, onde na noite desta quarta-feira (7) um deslizamento soterrou dezenas de casas. A foto acima mostra como ficou a vista da varanda com o entulho que se formou depois que a terra cedeu.

Abaixo, uma imagem de como era a vista da varanda antes da tragédia.

Vista antes do desabamanto (Foto: Marcelo Martins)

Vista antes do desabamento (Foto: Marcelo Martins)

(569) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 11:31

Doméstica tem mais de 20 parentes desaparecidos

A doméstica Andrea Rodrigues dos Santos era uma das muitas pessoas que aguardavam com angústia alguma informação do Instituto Médico Legal de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, responsável por Niterói. Ela perdeu mais de 20 parentes no deslizamento de Morro do Bumba, entre tios e primos.

“Eram umas oito casas, todas ali na beira da rua, o deslizamento foi todo em cima das casas deles”, disse ela, acompanhada de cinco parentes. Até o momento, segundo ela, somente uma tia foi resgatada com vida e está internada no Hospital Azevedo Lima.

O porteiro Rogério Teixeira buscava informação de três sobrinhos mortos no Caramujo, na terça-feira (6). O irmão dele e pais das crianças, Alexandre da Conceição Teixeira foi resgatado com vida e está no Azevedo Lima, sem risco de morrer.

“Eles quatro estavam dormindo. Meu irmão foi salvo pelos vizinhos, mas as crianças não resistiram. Ele está sendo acompanhado por uma asistente social porqure está muito abalado”, contou ele, que, tenta, desde terça conseguir saber se os corpos das crianças estão no Rio ou em Niterói.

(0) comentáriosPermalink

08 de abril de 2010 às 11:16

Técnicos do Crea pedem programa de impacto ao poder público

Técnicos do Conselho Regional de Engenharia (Crea) estiveram na manhã desta quinta-feira (8) ao Morro do Bumba, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, e  afirmaram que a entidade tem feito constantes alertas sobre construções de áreas de risco da cidade.

“Sabemos que nas cidades, principalmente na Região Metropolitana existem muitas construções vulneráveis que foram construídas em áreas de encostas. Queríamos fazer um chamamento ao poder público para que realize um programa de impacto que não seja esquecido. O ideal seria uma negociação com os moradores para que saiam dessa região de risco e evitem o pior”, disse Agostinho Guerreiro, presidente do Crea.

(0) comentáriosPermalink

08 de abril de 2010 às 11:10

Corpos de vítimas da enchente em Niterói estão sendo levados para IML do Rio

Lista no IMLMuitos dos corpos de vítimas da chuva em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, que estão chegando ao Instituto Médico Legal da cidade estão sendo transferidos para o IML da capital ou encaminhados diretamente para lá devido à dificuldade de acesso ao local.

Segundo funcionários do IML de Niterói, entre as 20h30 do dia 6 e 4h40  do dia 7, 60 corpos foram para o IML do Rio. Muitas das famílias das vítimas estão tendo difiuldade de liberar os corpos por falta de documentos, que se perderam na tragédia.

Segundo a Polícia Civil, o IML  cumpre formalidades determinadas pela legislação e, por isso, os corpos só podem ser liberados após o cumprimento dessas exigências. “As necrópsias estão sendo realizadas, e o Instituto, que recebeu reforço de peritos legistas, está empenhado em agilizar as liberações, neste momento de dor e sofrimento das famílias do estado do Rio de Janeiro”, diz a nota.

(2) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 10:55

Fornecimento de energia continua irregular em Niterói e São Gonçalo

O fornecimento de energia elétrica continua irregular nos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Marica, em função da chuva constante que cai nessas cidades desde a noite de segunda-feira (5). Segundo a Ampla, ainda falta luz em pontos isolados dos bairros Largo da Batalha, Santa Bárbara, Pendotiba, Itaipu e Fonseca, em Niterói.
No município de São Gonçalo, áreas como Portão do Rosa, Salgueiro, Jardim Catarina e Barro Vermelho, também continuam sem luz.  A Ampla informa que em alguns pontos estão sendo realizados cortes programados para que as equipes de resgate possam trabalhar nos locais.

08 de abril de 2010 às 10:48

Aumenta número de máquinas trabalhando no Morro do Bumba

Vinte retroescavadeiras atuam no Morro do Bumba (Foto: Juliana Rezende)

Vinte retroescavadeiras atuam no Morro do Bumba (Foto: Juliana Rezende)

O número de máquinas aumentou e o número de homens diminuiu na estratégia de resgate da Defesa Civil, no Morro do Bumba, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

Segundo o órgão,  nesta quinta-feira (8), estão sendo usadas 20 retroescavadeiras e uma pá mecanica. Entre o efetivo, há 18 agentes da Força Nacional de Segurança, 50 bombeiros e 50 policiais militares, que atuam no isolamento do local.

Na quarta-feira (7), eram, ao todo, 300 homens, sendo 120 bombeiros, 30 agentes da Defesa Civil e 30 operadores de máquina e cadetes, além de 20 técnicos da ampla e 100 PMs no isolamento.

(4) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 10:40

Bombeiro e retroescavadeira podem estar soterrados, diz voluntária

Cerca de 4 horas antes do grande deslizamento que pode ter matado mais de 200 pessoas no Morro do Bumba, em Niterói, Região Metropolitana do Rio, houve um primeiro desmoronamento no local, no final da tarde. As informações são da voluntária Eliana Soares, de 53 anos.

A secretaria de Saúde de Defesa Civil confirma um pequeno deslizamento anterior, mas não confirma a presença de um homem da corporação no local. Segundo o órgão, a retroescavadeira era de uma obra no local e o pequeno grupo de bombeiros, que havia chegado ao local no final da tarde para verificar denúncia de um desaparecido. Eles teriam saído para buscar reforços pouco antes do grande demoronamento.

Segundo ela, neste primeiro deslizamento, homens do Corpo de Bombeiros foram chamados e estavam no local trabalhando, quando foram deslocados para outro chamado, também em Niterói.

“Trinta minutos depois da saída deles, aconteceu o segundo e o maior deslizamento. Um bombeiro me falou que ainda havia no local um bombeiro e uma retroescavadeira. Eles podem estar entre os escombros”, contou ela.

(0) comentáriosPermalink

08 de abril de 2010 às 10:09

Bombeiros montam quadro para organizar resgate no Morro do Bumba

Para melhor organizar o número de desaparecidos no Morro do Bumba, em Niterói, os bombeiros montaram um quadro ao lado de uma tenda da Defesa Civil montada na região.

O quadro está dividido em três partes:  o local, o número de desaparecidos e pontos de referência. Na primeira divisão, estava escrito que havia 30 desaparecidos em uma creche, mas os bombeiros apagaram para evitar mais desespero de moradores da região. Também há as referências como “Casa de Marlene”, “Corredor”, “Casa de Cristiane” e “Casa Verde de dois andares”.

No local há um forte cheiro de gás.

(5) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 10:02

Creche tinha cerca de 20 crianças durante deslizamento, dizem moradores

Moradores da bairro do Cubango, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, disseram nesta quinta-feira (7) que havia cerca de 20 crianças dentro de uma creche atingida por um deslizamento no Morro do Bumba. Segundo o Corpo de Bombeiros, oito crianças foram resgatadas com vida.

(3) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 09:56

Mortos já chegam a 163, diz Defesa Civil

A Defesa Civil divulgou na manhã desta quinta-feira (8) um total de 163 mortes em todo o estado no Rio desde o início da chuva na última segunda (5).

Ainda segundo o órgão, 346 pessoas estão feridas, 6.001 desalojadas e 4.110 desabrigados. Pelo o boletim são 85 vítimas fatais em Niterói, 48 no Rio, 1 em Nilópolis, 26 em São Gonçalos, 1 em Petrópolis, 1 em Maricá e 1 em Magé.

(14) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 09:55

Niterói recebe doações no clube Canto do Rio

A prefeitura de Niterói informa que as doações de alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal, colchonetes e água podem ser encaminhadas para o Clube Canto do Rio, no Centro. O último balanço mostra que foram arrecadados cinco toneladas de alimentos, nove mil litros de água potável doadas pela concessionária Águas de Niterói, seis caminhões de roupas e cerca de três mil unidades de produtos de higiene pessoal.

A Defesa Civil de Niterói está alojando os desabrigados em escolas municipais cadastradas: Escola Municipal (EM) Rachid (Santa Bárbara), já a escola estadual Capistrano, também em Santa Bárbara, serve de Posto de Alimentação; e mais EM Ernani Moreira Franco (Fonseca); EM Antonio Vieira da Rocha (Morro do Estado); EM Paulo Freire (Fonseca); UMEI Nilo Neves (Boa Vista); UMEI sen. Vasconcelos Torres (Jacaré); EM Luis Eduardo Travassos (Morro do Céu); EM Eulália Ferreira Bragança (Jacaré); EM Alberto Brandão no Fonseca; EM Adelino Magalhães (Engenhoca); Helena Antipoff (São Francisco); creche comunitária Cristo Vive (Beltrão); berçário Nova Infância (Pé Pequeno); e Maria Luiza Sampaio (Charitas).

(0) comentáriosPermalink

08 de abril de 2010 às 09:43

Tragédia estava anunciada, diz sobrevivente do Morro do Bumba

A primeira vítima do Morro do bumba, em Niterói, na Região Metropolitana, Tião de 62 anos foi soterrada ainda na segunda-feira (5), num deslizamento que atingiu duas casas, segundo os moradores do local.

De acordo com Segundo Valéria Rosa de 35 anos, que mora no local, voluntários tentavam resgatar moradores sem o auxílio dos bombeiros desde segunda.

carro1

“Estamos abandonados. Nenhuma autoridade veio nos ajudar. Os bombeiros só diziam que era uma área de risco. Isso aqui era uma tragédia anunciada”, disse ela.

Rosa e mais 24 pessoas, entre elas 10 crianças, estão abrigadas em uma das 4 igrejas da região que estão recebendo os sobreviventes. “Eu mandei minha filha de 16 anos para casa de uma tia em Icaraí no início da semana porque já estava com medo. Só voltei em casa para pegar um travesseiro, mas graças a Deus desisti da idéia porque logo depois tudo veio abaixo”, disse Rosa.

Segundo ela, a primeira vítima soterrada na segunda-feira morreu porque voltou em casa para pegar um documento. Ainda segundo Rosa, a filha, esposa e o neto do idoso soterrado sobreviveram. Ela afirma ainda que os vizinhos já haviam ligado para a prefeitura no início da semana para pedir a limpeza da rua.

(2) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 09:36

Volta a chover forte no Morro do Bumba

Depois de o sol chegar a aparecer na manhã desta quinta-feira (8), voltou a chover forte no Morro do Bumba, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

Na noite de quarta-feira (7), um grande deslizamento de terra soterrou casas no local. Seis corpos foram encontrados e 51 pessoas foram socorridas com vida. Segundo o subsecretário de Defesa Civil, coronel Pedro Machado, outras 200 pessoas podem ainda estar sob os escombros.

(9) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 09:24

Ondas avançam na orla do Rio

mar1

O mar começa a avançar em ondas fortes em toda a orla do Rio. A Avenida Almirante Silvio de Noronha, que dá acesso à Escola Naval, nas imediações do Aterro do Flamengo, na Zona Sul da Cidade, foi invadida pela água do mar, que atingiu a pista.

No Leblon, as ondas – que podem chegar a 5 metros nas próximas horas, segundo o serviço de avisos da Marinha – já começam a tomar a faixa de areia.

Em São Conrado, o mar também está muito agitado.

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê que  a ressaca atingirá o litoral do Rio até o fim de  semana. (Fotos: Carlos Peixoto/G1)

MAR3

(709) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 09:23

‘Ajudem minha família, pelo amor de Deus’, desespera-se moradora do Morro do Bumba

Em desespero e chorando muito, a moradora Bruna, de 24 anos, acompanha as buscas pelo sobrinho, tio e tia, que estão desaparecidos debaixo de escombros após o deslizamento do Morro do Bumba. “Ajudem a minha família, pelo amor de Deus”, implorou. Os bombeiros tentavam tranquilizar a jovem, dizendo que há esperanças de encontrar alguém vivo.

Abraçada a familiares, a moradora Sabrina Carvalho, observa o resgate das vítimas e ainda tem esperanças de encontrar o filho de 6 anos, a mãe e o avô, que estão desaparecidos sob os escombros do Morro do Bumba. Ela, o marido e o filho de 7 meses conseguiram escapar com vida da tragédia.

“Meu marido estava trabalhando. Eu ouvi o primeiro barulho e achei que era uma batida de carro. Saí de casa para ver o que estava acontecendo. Quando olhei pra trás, o morro estava caindo em cima da minha casa. Graças a Deus deu tempo do meu filho de 7 meses escapar. Uma tia veio atrás de mim com ele no colo”, contou Sabrina. O bebê teve ferimentos leves e foi levado para o médico.

(14) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 09:21

Veja as interdições e desvios em Niterói

Muitos buracos, muito lama, árvores nas pistas. Devido do fechamento da Alameda São Boaventura em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, a situação é caótica nas ruas para onde os carros que seguem em direção a Tribobó e Maricá estao sendo desviados.

Com a Alameda interditada, um desvio pela Rua Gerônimo Afonso está sendo feito. A rua que está sendo usada para o desvio está em péssimas condições, com buracos, árvores caídas e muita lama.

A Niterói Transportes e Trânsito (Nittrans) informa que a situação é normal na Estrada Garganta do Viradouro, que liga o Largo da Batalha ao bairro Santa Rosa. Já no Fonseca, o trânsito foi interditado nas ruas Evalíseo Silva e Teixeira de freitas devido a um vazamento de óleo.

A Estrada Fróes, considerada uma via alternativa para quem vai de Icaraí para São Francisco permanece interditada,  segundo a Nittrans.

Funcionários da Nittrans trabalharam durante toda madrugada desta quinta-feira para desobstruir a Estrada da Cachoeira, onde houve um grande deslizamento de terra. A intenção é liberar a via, que uma importante ligação entre a Região Oceânica e a Zona Sul de Niterói, ainda nesta quinta-feira

A Estrada Ititioca, que liga o bairro do Cubango ao Largo da Batalha, em Pendotiba, continua fechada sem previsão de liberação ao tráfego.

(2) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 09:13

Aulas continuam suspensas em Niterói e São Gonçalo

As aulas continuam suspensas nos municípios de Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, pelo menos até a próxima segunda-feira (12), por causa da forte chuva que atingiu a região, segundo a Secretaria estadual de Educação.
Já as escolas da rede estadual de ensino voltam a funcionar normalmente nesta quinta-feira (8).

(0) comentáriosPermalink

08 de abril de 2010 às 09:03

Mar com ressaca invade avenida atrás do Santos Dumont

pista

Na manhã desta quinta-feira, devido a maré alta as ondas atingiram a Avenida Almirante Sílvio de Noronha, que fica atrás do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio.

O Centro de Hidrografia da Marinha emitiu na tarde de quarta-feira (7), um aviso de ressaca. De acordo com a previsão, as ondas na Baía de Guanabara podem chegar a 1,5 metro.

Por causa das marés a Barca S/A suspendeu por tempo inteterminado a circulação da linha PraçaXV-Charitas.

(4) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 08:52

Veja vias interditadas e liberadas no Rio

O túnel, estrada e elevado do Joá foram liberados na manhã desta quinta-feira (8). O acesso ao Túnel Rebouças pela Rua Cosme Velho, também foi reaberto, funcionando em uma faixa. O panorama é o mesmo na Avenida Niemeyer.

A Avenida Borges de Medeiros sentido Gávea e Rebouças foram liberadas às 6h desta manhã.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informa qua a BR-101 Sul (Rio-Santos) está parcialmente interdidata entre os Km 450 e 452 por causa de queda de barreiras. O tráfego flui em meia pista na faixa sentido Rio. Os motoristas devem ter atenção redobrada nesta estrada.

A Grajaú-Jacarepaguá, Alto da Boa Vista e Estrada da Grota Funda continuam interditadas.

(8) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 08:27

Há pelo menos 200 soterrados no Morro do Bumba, diz subsecretário de Defesa Civil

Pelo menos 200 pessoas estão soterradas no deslizamento que atingiu o Morro do Bumba, no Cubango, em Niterói, na Região Metropolitana no Rio, na noite de quarta-feira (8). A informação é do coronel Pedro Marco Machado Cruz, subsecretário estadual de Defesa Civil, que não diz não haver mais expectativa de encontrar pessoas com vida.

“Pela nossa experiência, é uma morte instantânea. Desceu uma grande quantidade de terra, pedra e lixo”, explicou Machado.

O secretário estadual de saúde, Sérgio Côrtes, afirmou que não há previsão para o término dos trabalhos na região. “A estimativa anterior era de 15 dias, mas a quantidade de escombros está dificultando as buscas. A extensão fica ainda pior porque há 25 anos funciovana um aterro sanitário no local, o que deixa o solo ainda mais estável”, afirmou.

Ainda de acordo com Côrtes, técnicos da Geo-Rio foram disponibilizados pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, para atuar no local.

(59) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 08:26

Trânsito segue normal na Alameda São Boaventura

A Niterói Transportes e Trânsito (Nittrans) informa que o tráfego é normal na Alameda São Boaventura, nos dois sentidos. O trecho da RJ-104, que tinha sido interditado por causa de um deslizamento de barreira, teve uma pista reaberta no sentido Alcântara-Niterói. Os motoristas devem ter atenção por que o tráfego está em meia pista.

A situação é normal na Estrada Garganta do Viradouro, que liga o Largo da Batalha ao bairro Santa Rosa. Já no Fonseca, o trânsito foi interditado nas ruas Evalíseo Silva e Teixeira de freitas devido a um vazamento de óleo.

A Estrada Fróes, considerada uma via alternativa para quem vai de Icaraí para São Francisco permanece interditada,  segundo a Nittrans.

Funcionários da Nittrans trabalharam durante toda madrugada desta quinta-feira para desobstruir a Estrada da Cachoeira, onde houve um grande deslizamento de terra. A intenção é liberar a via, que uma importante ligação entre a Região Oceânica e a Zona Sul de Niterói, ainda nesta quinta-feira

A Estrada Ititioca, que liga o bairro do Cubango ao Largo da Batalha, em Pendotiba, continua fechada sem previsão de liberação ao tráfego.

(6) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 08:12

“Foi o maior deslizamento da história de Niterói”, diz secretário de Obras

O secretário municipal de Obras de Niterói, José Carlos Mocarzel, considerou o deslizamento no Morro do Bumba, no Cubango, como o maior da história do município. Segundo ele, a comunidade foi construída sobre um aterro sanitário desativado há mais de 30 anos, e isso pode ter colaborado para a tragédia. Até o início da manhã desta quinta-feira (8) seis corpos já haviam sido retirados dos escombros.

resgate

Trabalho de buscas continuaram na madrugada desta quinta-feira (8) (Foto: Rodrigo Vianna/G1)

“Estamos fazendo um apelo para os moradores que estão em áreas de risco que deixem suas residências e procurem casas de familiares ou um abrigo da prefeitura. O prefeito Jorge Roberto Silveira já equipou escolas municipais com colchões e travesseiros para receber essas famílias”, disse ele.

O município de Niterói foi o mais afetado pelas chuvas em todo o estado do Rio de Janeiro. O secretário afirmou, ainda, que cerca de 3 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas no município: “O prefeito se reuniu com autoridades dos governos estadual e federal para que a gente consiga minimizar o sofrimento dessa população e buscar soluções para que tragédias como essa não acontecem novamente”, disse.

(216) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 07:59

Tempo começa a reabrir no Morro do Bumba

O tempo começa a reabrir no Morro do Bumba, no Cubango, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio na manhã desta quinta-feira (8). Apesar da previsão de chuva, o sol começa a aparecer no local. Desde a noite de quarta-feira (7), seis pessoas foram encontradas mortas e 51 ficaram feridas com um deslizamento de terra.

(0) comentáriosPermalink

08 de abril de 2010 às 07:39

Saída do Rebouças para o Cosme Velho é liberada

O acesso ao Túnel Rebouças pela Rua Cosme Velho, que estava interditado desde terça-feira, foi reaberto, funcionando em uma faixa, na manhã desta quinta-feira (8).

A pista do Elevado do Joá que tinha sido interditada por conta de um deslizamento de terra, também foi reaberta. A pista está operando na reversível, com o tráfego fluindo no sentido Zona  Sul.

A Avenida Niemeyer e a Borges de Medeiros sentido Gávea e Rebouças foram liberadas às 6h desta manhã.

(10) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 07:35

Barcas suspende linha Praça XV-Charitas por más condições do mar

As más condições da maré na manhã desta quinta-feira (8) fez com que comandantes da Barcas S/A resolvessem interromper por tempo indeterminado a linha Praça-XV/Charitas.

Segundo a assessoria de imprensa da empresa, as linhas Praça-XV/ Niterói e Paquetá funcionam normalmente.

(2) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 07:32

Pista do Elevado do Joá é liberada

A pista do Elevado do Joá que tinha sido interditada por conta de um deslizamento de terra, foi reaberta ao tráfego às 7h20 desta quinta-feira, segundo a Secretaria municipal de Transportes. A pista está operando na reversível, com o tráfego fluindo no sentido Zona  Sul.

(1) comentário »Permalink

08 de abril de 2010 às 06:52

Deslizamento deixa Estrada do Joá em mão única, no sentido Barra

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, informou que um deslizamento de terra atingiu a Estrada do Joá nesta quinta-feira (8). A via está em mão única em direção à Barra da Tijuca. Outro desmoronamento ocorreu em Rio das Pedras, também na Zona Oeste.

Segundo Paes, até o momento a informação é de que ninguém ficou ferido. A Avenida Niemeyer e a Borges de Medeiros sentido Gávea e Rebouças foram liberadas às 6h desta manhã.

(10) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 06:51

‘Evitem sair de casa’, pede Paes, no quinto dia de chuva

No quinto dia consecutivo de chuva no Rio de Janeiro, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (8), voltou a pedir para que os cariocas evitem sair de casa.

“Quem não precisar se deslocar não o faça”, disse o prefeito. Paes recomenda também as caronas solidárias pra quem tiver necessidade de sair de casa.

“Os problemas podem acontecer durante o dia. A cidade permanece em estado de atenção, pois o céu ainda está carregado”, completou.

(3) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 06:46

Rio tem 1.850 desabrigados e 280 imóveis interditados, diz prefeito

Segundo Defesa Civil municipal, na madrugada desta quinta-feira (8) foram encontrada mais duas vítimas, uma no Morro dos Prazeres e outra na Rocinha. No total, são 45 mortos no município.

Os números totais são: 15 mortos no Morro dos Prazeres, 5 no Morro dos Macacos, 5 no Morro do Turano, 5 na comunidade Santa Maria (Taquara), 4 no Morro das Oliveiras (Santa Teresa), 3 no Morro do Borel, 2 na Ladeira dos Guararapes, 1 no Andaraí, 1 no Recreio, 1 no Humaitá, 1 na Cascatinha (Alto da Boa Vista), 1 na Ilha do Governador e 1 na Rocinha.

A Defesa Civil informou ainda que são  1.850 desabrigados e 280 imóveis interditados até agora. Das 17h de segunda-feira (5) até às 23h de quarta (7), a Defesa Civil municipal recebeu 996 solicitações.

O estado de atenção no município permanece por tempo indeterminado.

(0) comentáriosPermalink

08 de abril de 2010 às 06:42

Paes diz que é possível ajudar Niterói e reduzir sofrimento das pessoas

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que é possível pensar em estratégias de ajuda a outros municípios como Niterói, que registrou um grande deslizamento de terra nesta quarta-feira (7), no Morro do Bumba. “A prioridade de todos nós está relacionado às vidas humanas. Entre liberar vias e salvar vidas ficamos com as vidas. Estamos à disposição. Objetivo é diminuir o sofrimento das pessoas”, afirmou em entrevista à rádio CBN na manhã desta quinta (8).

08 de abril de 2010 às 06:38

Prédio de cinco andares desaba em Rio das Pedras

Um prédio de cinco andares desabou parcialmente na favela de Rio das Pedras na madrugada desta quinta-feira (8). Segundo o Centro de Operações dos Bombeiros, o episódio aconteceu por volta das 4h30 e não houve feridos.

Equipes estão no locam retirando escombros e evacuando edifícios ao redor, que ainda podem correr risco de desabamento. Ainda de acordo com o bombeiros, a principal rua de acesso á favela está liberada.
* Do G1, com informações da TV Globo

(19) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 05:12

Secretário diz que seis pessoas já morreram em deslizamento

O secretário estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio, Sérgio Côrtes, disse na madrugada desta quinta-feira (8), que as equipes de resgate encontraram mais um corpo nos escombros da região de Niterói atingida por um grande deslizamento de terra na noite de terça (7), elevando a seis o número de mortos. Até o momento, há registro de 51 feridos. Mais de 20 pessoas foram resgatadas com vida dos escombros no Morro do Bumba.

(1) comentário »Permalink

08 de abril de 2010 às 04:04

Chega a 5 número de mortos após deslizamento no Morro do Bumba

O subcomandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio, José Paulo Miranda de Queiroz, afirmou que subiu para cinco o número de mortos após deslizamento no Morro do Bumba, em Niterói. Segundo ele, as vítimas fatais são quatro mulheres e uma criança.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, 51 pessoas se feriram.

(2) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 02:42

‘Por um milagre, fomos salvas’, diz sobrevivente

Aflitos, moradores do Morro do Bumba tentam No Hospital Azevedo Lima informações sobre o estado de saúde de parentes e amigos  (Foto: Tássia Thum/G1)

Aflitos, moradores do Morro do Bumba tentam No Hospital Azevedo Lima informações sobre o estado de saúde de parentes e amigos (Foto: Tássia Thum/G1)

A estudante Priscila Rosa faz prontidão na emergência do Hospital Azevedo Lima, no Fonseca, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, à espera de notícias do namorado que desapareceu na noite de quarta-feira (7) durante o deslizamento de terra no Morro do Bumba.

“Não quero pensar no pior e ainda tenho esperanças. Foi horrível o deslizamento. Por um milagre, eu, minha mãe e minha irmã fomos salvas porque não estávamos na nossa casa que ficou destruída”, desabafou a jovem.

O pai de Priscila, Edmo Lopes, ficou ferido ao tentar salvar alguns pertences da casa onde a família morava. Ele foi arrastado pela força da avalanche e ficou cerca de 40 minutos debaixo dos escombros. Edmo foi resgatado com vida e encaminhado para o Hospital Azevedo Lima.  De acordo com os médicos da unidade, o estado de saúde dele é estável.

Em meio ao sofrimento, Priscila respirou aliviada ao ver pela televisão que sua tia, Eli Lopes, foi resgatada com vida do deslizamento.

“Olha lá, é a minha tia, graças a Deus ela está viva”, comemorou.

Moradora do Morro do Bumba há 16 anos, a jovem espera reconstruir sua casa em outra localidade.

“Toda vez que eu for ao lá, vou lembrar de toda essa tragédia. Vou construir minha casa em outro lugar, tenho medo que isso se repita outras vezes”, disse Priscila.

(57) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 02:38

Estudante aguarda notícias sobre paradeiro de namorado

A estudante Priscila Rosa faz prontidão na emergência do Hospital Azevedo Lima, no Fonseca, em Niterói, a espera de notícias do namorado que desapareceu nesta quarta-feira (7) durante o deslizamento de terra no Morro do Bumba, também em Niterói.

“Não quero pensar no pior e ainda tenho esperanças. Foi horrível o deslizamento. Por um milagre, eu, minha mãe e minha irmã fomos salvas porque não estávamos na nossa casa que ficou destruída”, desabafou a jovem.

O pai de Priscila, Edmo Lopes, ficou ferido ao tentar salvar alguns pertences da casa onde a família morava. Ele foi arrastado pela força da avalanche e ficou cerca de 40 minutos debaixo dos escombros. Edmo foi resgatado com vida e encaminhado para o Hospital Azevedo Lima.  De acordo com os médicos da unidade, o estado de saúde dele é estável.

Em meio ao sofrimento, Priscila respirou aliviada ao ver pela televisão que sua tia, Eli Lopes, foi resgatada com vida do deslizamento.

“Olha lá, é a minha tia, graças a Deus ela está viva”, comemorou.

Moradora do Morro do Bumba há 16 anos, a jovem espera reconstruir sua casa em outra localidade. “Toda vez que eu for lá, vou lembrar de toda essa tragédia. Vou construir minha casa em outro lugar, tenho medo que isso se repita outras vezes”, disse Priscila.

(1) comentário »Permalink

08 de abril de 2010 às 01:29

Corpos encontrados são de três mulheres

O subcomandante do Corpo de Bombeiros, José Paulo Miranda de Queiroz, informou que os corpos retirados sem vida após o deslizamento de terra no Morro do Bumba, em Niterói, na Região Metropolitana, são de três mulheres.

Segundo ele, o Corpo de Bombeiros considera que este deslizamento pode se tornar a maior tragédia causada pelas chuvas nos últimos dias.

Cerca de 150 homens trabalham no local e estão fazendo um levantamento do número de casas atingidas. Segundo o secretário de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, de 20 a 40 casas podem ter sido atingidas.

Várias pessoas que moram na comunidade e em residências no entorno do deslizamento tiveram que deixar suas casas e estão na rua e em igrejas, deitadas em colchonetes.

Bombeiros realizam o trabalho de resgate no Morro do Bumba, em Niterói (Foto: Fernando Quevedo / Agência O Globo)

Bombeiros realizam o trabalho de resgate no Morro do Bumba, em Niterói (Foto: Fernando Quevedo / Agência O Globo)

(9) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 01:08

Sobe para três número de mortos em deslizamento em Niterói

Sobe para três o número de mortos no deslizamento no Morro do Bumba, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A informação é do comandante geral do Corpo de Bombeiros, Pedro Machado.

O corpo de uma mulher foi resgatado na madrugada desta quinta-feira (8).

Ainda segundo o comandante, 25 pessoas foram resgatadas com vida.

(6) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 00:43

‘Minha casa morreu’, diz sobrevivente de deslizamento

A estudante Ingrid Rosa morava há cinco anos no Morro do Bumba, em Niterói, onde um deslizamento de terra na noite de quarta-feira (7) deixou pelo menos dois mortos.

Ela foi atendida no Hospital Azevedo Lima, no Fonseca, perto da área onde ocorreu o deslizamento. Ela conta que o susto foi grande.

“Minha casa morreu. Só vi descer água e terra, tudo junto. Meu pai tentou salvar alguns pertences da casa e acabou ficando soterrado debaixo da laje. Pedi socorro. Vizinhos e amigos levaram de 30 a 40 minutos para conseguir retirar ele. Dei um suspiro aliviada quando vi que meu pai estava vivo” , contou.

O pai de Ingrid, Edmo Lopes, tem 65 anos e é vendedor de doces. A mãe já havia pedido que a família se mudasse do morro, mas, com medo de saques, eles permaneceram no local.

(4) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 00:39

IML está com capacidade dobrada, diz Beltrame

O secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, que está acompanhando o trabalho de resgates na madrugada desta quinta-feira (8) no Morro do Bumba, em Niterói, informou que o Instituto Médico Legal (IML) está com a capacidade dobrada para atender todas as vítimas das chuvas no estado.

Um helicóptero da Polícia Militar também está à disposição para iluminação da área onde bombeiros de cinco quartéis trabalham no resgate das vítimas, em Niterói.

Ainda segundo o secretário, o Batalhão de Choque também foi acionado.

(0) comentáriosPermalink

08 de abril de 2010 às 00:29

Terreno em Niterói seria propício a deslizamentos, segundo bombeiros

Segundo o Corpo de Bombeiros, a comunidade atingida pelo deslizamento no Morro do Bumba, em Niterói, na Região Metropolitana, foi construída numa área onde funcionava um antigo lixão.

Segundo moradores, no momento do deslizamento não chovia na região. No entanto, segundo os bombeiros, o fato de o terreno ser propício a deslizamentos pode ter contribuído para o acidente.

Equipes trabalham no resgate de vítimas do deslizamento no Morro do Bumba (Reprodução/TV Globo)

Equipes trabalham no resgate de vítimas do deslizamento no Morro do Bumba (Reprodução/TV Globo)

(6) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 00:25

Treze feridos sem gravidade chegam a hospital

Treze feridos sem gravidade já chegaram ao Hospital Azevedo Lima, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

Segundo o Corpo de Bombeiros, 24 pessoas já foram resgatadas com vida no deslizamento ocorrido no Morro do Bumba.

Nove pessoas foram resgatadas pelos bombeiros e 15 pelos próprios moradores. Entre os feridos há oito crianças.

Duas pessoas, ainda não identificadas, morreram.

(2) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 00:22

‘Meus primos estão lá e a agonia é grande’, diz mulher

Muitas pessoas estão na área onde ocorreu o deslizamento à espera de notícias de seus familiares. É o caso de Gisele Pimenta, de 30 anos, que está à procura de um tio, duas primas, um primo de 2 anos e o marido de uma prima.

Segundo ela, todos estavam numa mesma casa. Uma tia, no entanto, foi resgatada com vida. Segundo Gisele, a tia contou que estava na varanda quando ouviu um primeiro estalo. Logo em seguida ouviu mais dois estrondos e, depois, o morro veio abaixo.

“Eu estou chocada, nunca pude imaginar que isso poderia acontecer com a minha família.

Não sei o que fazer, eu quero ajudar mas não sei por onde começar. Meus primos estão lá dentro e a agonia é grande. Que deus proteja minha família”, disse.

(2) comentários »Permalink

08 de abril de 2010 às 00:13

Número de sobreviventes resgatados em Niterói chega a 24

Segundo o Corpo de Bombeiros, 24 pessoas já foram resgatadas com vida no deslizamento ocorrido no Morro do Bumba, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

Nove pessoas foram resgatadas pelos bombeiros e 15 pelos próprios moradores. Entre os feridos há oito crianças.

Duas pessoas, ainda não identificadas, morreram.

(6) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 23:36

Moradores ajudam no resgate de feridos, que incluem oito crianças

Além de um ferido resgatado com vida, outros 15 sobreviventes do deslizamento de terra ocorrido em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, foram resgatados pelos próprios moradores. Entre eles estão oito crianças que, segundo os bombeiros, estariam em uma creche que funciona na comunidade.

Os dois mortos já confirmados também eram funcionários da creche que funcionava no local.

As informações são do comandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio, Pedro Machado.

Além dos bombeiros de cinco quartéis que atuam no resgate, homens da Força Nacional também estão no local. Cerca de 80 homens atuam na região.

O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, está ajudando no trabalho de atendimento às vítimas.

O deslizamento atingiu casas no Morro do Bumba, no bairro Cubango, em Niterói.

(27) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 23:13

Homem é resgatado com vida após deslizamento

Um homem em torno de 60 anos foi resgatado vivo após uma hora e meia do deslizamento ocorrido no Morro do Bumba, em Viçoso Jardim, Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

Segundo informações do repórter Rodrigo Carvalho, da GloboNews, o ferido foi encaminhado para um hospital.

Cerca de 45 casas teriam sido atingidas pelo deslizamento.

(11) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 23:06

Bombeiros de cinco quartéis trabalham no resgate em Niterói

Bombeiros de cinco quartéis trabalham no resgate de vítimas no Morro do Bumba, em Viçoso Jardim, Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A região foi atingida por um deslizamento na noite desta quarta-feira (7).

Foram acionadas equipes do quartel central, de Itaipu, da Ilha do Governador, de Niterói e do Grupamento Florestal, com cães farejadores.

(13) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 22:55

Prefeitura de Niterói confirma duas mortes em deslizamento

A Prefeitura de Niterói confirmou que dois corpos já foram retirados sem vida do Morro do Bumba, em Viçoso Jardim, onde um novo deslizamento ocorreu na noite desta quarta-feira (7). A informação foi passada pela assessoria de imprensa do município.

O bairro fica na Zona Norte do município, um dos mais castigados pela chuva que atinge o estado.

Já segundo a rádio CBN, uma pessoa foi resgatada com vida dos escombros.

(11) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 22:35

Até 40 casas teriam sido atingidas em deslizamento em Niterói

O mapa mostra a região onde ocorreu o deslizamento

O mapa mostra a região onde ocorreu o deslizamento

Há possibilidade de até 40 casas terem sido atingidas no bairro de Viçoso Jardim, em Niterói, na Região Metropolitana, onde ocorreu um novo deslizamento na noite desta quarta-feira (7).

Dezenas de moradores ajudam no trabalho dos bombeiros no Morro do Bumba, na Zona Norte da cidade. Três equipes foram enviadas ao local.

Mais de cem pessoas estão trabalhando no local. Segundo a rádio CBN, pelo menos 15 feridos já foram retirados.

(28) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 21:39

Bombeiros registram novo deslizamento em Niterói

Três equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas para o bairro de Viçoso Jardim, em Niterói, na Região Metropolitana, na noite desta quarta-feira (7), após um deslizamento no local.

Segundo as informações iniciais, cerca de 15 casas teriam sido atingidas no  Morro do Bumba, onde ocorreu o deslizamento. Ainda não há informações sobre feridos.

Os bombeiros estão pedindo reforços de outros quartéis e fizeram contato com a Ampla, empresa responsável pelo fornecimento de energia no município, para que a luz fosse desligada no local.

Niterói, que está sem situação de emergência, já registra 79 mortes em decorrência das chuvas.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria estadual de Saúde, o secretário Sérgio Côrtes está a caminho do local.

(105) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 21:34

Sobe para 145 o número de mortos no Rio

Já chega a 145 o número de mortos em decorrência das chuvas no estado do Rio, segundo o Corpo de Bombeiros.

Desse total, 79 pessoas morreram em Niterói, na Região Metropolitana, e 46 mortes foram registradas no município do Rio. Outras 16 mortes foram registradas em São Gonçalo.

As demais mortes foram registradas em Nilópolis, Petrópolis, Magé e Paulo de Frontin.

(13) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 20:28

Escolas estaduais de Niterói e São Gonçalo permanecem fechadas até segunda

A Secretaria estadual de Educação informou na noite desta quarta-feira (7) que as escolas estaduais localizadas nos municípios de Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana, permanecerão sem aulas até sexta-feira (9).

Segundo a nota, por causa da forte chuva que ainda cai sobre esses dois municípios, as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (12)

(10) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 20:06

Chuva já deixa 138 mortos no Rio

Já chega a 138 o número de mortos em decorrência das chuvas no estado do Rio, segundo o Corpo de Bombeiros.

Desse total, 72 pessoas morreram em Niterói, na Região Metropolitana, e 46 mortes foram registradas no município do Rio. Outras 16 mortes foram registradas em São Gonçalo.

As demais mortes foram registradas em Nilópolis, Petrópolis, Magé e Paulo de Frontin.

(26) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 19:51

Oito bairros ainda têm falta de energia elétrica

Oito bairros estão sem energia elétrica na noite desta quarta-feira (7). Segundo a Light, concessionária de energia elétrica, técnicos trabalham na realização de serviços necessários para restabelecer o fornecimento de energia elétrica em pontos localizados dos bairros da Tijuca, na Zona Norte, Botafogo, São Conrado, Jardim Botânico, Gávea, Copacabana, na Zona Sul, Barra, Zona Oeste e Piedade, no subúrbio.

Em Santa Teresa, no Centro do Rio, os técnicos das equipes de emergência e manutenção continuam atuando na área atingida pelo deslizamento, em trabalhos como a recuperação dos postes e da fiação elétrica.

Os clientes da Light que não conseguiram pagar suas contas de energia por causa do temporal que atingiu o Rio de Janeiro nos últimos dias têm até a sexta-feira (9) para quitar a fatura sem a cobrança de multa e juros. A Light isentará de multa as faturas com vencimento nos dias 5, 6 e 7 de abril.

(0) comentáriosPermalink

07 de abril de 2010 às 19:29

Desalojados chegam a 11.439 no estado do Rio

A Defesa Civil do Estado  informou que o número de desalojados por causa da chuva que atingiu o Rio chega a 11.439. Segundo a Defesa Civil, são 3.262 pessoas desabrigadas em todo o estado.

Em São Gonçalo, na Região Metropolitana, são 2.632 desabrigados e 9.026 desalojados. Em Araruama, na Região dos Lagos, são 170 desabrigados e 100 desalojados. Já em Itaboraí, na Região Metropolitana, os números apontam desabrigados e 1182 desalojados.

Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, são 300 desabrigados e 45 desalojados. Em Tanguá, são 46 desabrigados e 120 desalojados. Em Petrópolis, na Região Serrana, são 7 desabrigados e 20 desalojados e em Maricá são 10 desabrigados e 856 desalojados. Em Iguaba Grande, são 15 desalojados, em Rio Bonito, são 14, em Magé, 34, e em Saquarema, 72.

Segundo a Defesa Civil, Rio, Niterói e Duque de Caxias informaram apenas que contam, respectivamente, com 1.972, 2.732 e 300 em abrigos, sem especificar qual é o total de desalojados e de desabrigados.

(21) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 19:17

Ministério da Saúde envia 5 toneladas de medicamentos para o Rio

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (7) que enviou ao Rio mais de cinco toneladas de medicamentos e insumos para o atendimento aos desalojadas e desabrigados em decorrência da chuva no estado. Ao todo são 52 kits, suficientes para atender 26 mil pessoas por um período de três meses.

Segundo o ministério, foi estruturado ainda nos hospitais federais um esquema especial de atendimento à população atingida pelas chuvas, com o envio de novas ambulâncias para a região e o planejamento de uma campanha de esclarecimento sobre doenças causas pelas enchentes.

Do total de kits, segundo o ministério, 22 já estavam no Rio e foram colocados à disposição das secretarias de saúde. O material será usado na capital e nas demais cidades atingidas pelas chuvas. Outros 30 kits estão sendo remanejados de outros estados. O material é composto por antibióticos, antiinflamatórios, antiparasitários, analgésicos, antitérmicos, anti-hipertensivos, ataduras, esparadrapos, luvas, máscaras, cateteres e seringas, entre outros componentes.

Ainda segundo o ministério, outras ações foram definidas como a antecipação da entrega de 50 ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgências). Do total, 30 delas serão enviadas nesta quinta para o Rio; 12 irão para a Baixada Fluminense, e oito para a região de atendimento de Niterói.

07 de abril de 2010 às 19:02

Universidades particulares retomam aulas nesta quinta

Todas as unidades das universidades particulares Estácio de Sá e UniverCidade vão retomar as aulas a partir desta quinta-feira (8).

Alunos e professores tiveram as aulas adiadas nesta quarta-feira (7), após as chuvas que castigaram o estado do Rio.

Já  na Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-RJ), as aulas só serão retomadas segunda-feira (12), por causa de problemas técnicos nas unidades.

(14) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 18:59

Defesa Civil do município concentra buscas em sete pontos da cidade

A Defesa Civil do município do Rio informou que concentrou as buscas por vítimas em sete pontos da cidade nesta quarta-feira (7).

As buscas aconteceram no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, no Centro; no Morro do Turano, no Rio Comprido; no Andaraí e no Morro do Borel, na Zona Norte; em Santa Maria e na Taquara, em Jacarepaguá; e na Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul do Rio.

(3) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 18:34

Defesa Civil afirma que número de mortos por causa da chuva chega a 133

A Defesa Civil informou no início da noite desta quarta-feira (7) que o número de mortos em decorrência da chuva no Rio chega a 133.

Segundo a Defesa Civil, 67 pessoas morreram em Niterói, na Região Metropolitana, e 46 mortes foram registradas no município do Rio.

As outras mortes ocorreram em São Gonçalo (14), Nilópolis (3), Paulo de Frontin (1), Magé (1) e Petrópolis (1).

(24) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 18:10

Ator Marcelo Barros fica sem poder ir para casa por causa da chuva

O ator Marcelo Barros, que atuou na novela Caras e Bocas, ficou sem poder ir para a casa nova, em Vargem Grande, na zona Oeste do Rio de Janeiro, na tarde desta quarta-feira (7). Ele está de mudança do apartamento que morava, no Recreio dos Bandeirantes.

Marcelo afirmou que se surpreendeu com a força da chuva, que provocou vários pontos de alagamento entre Varem Grande e Vargem Pequena.

“Saí da gravação da novela Ti Ti Ti e fui ao apartamento antigo pegar umas coisas para levar até a casa nova. Com essa chuva, é melhor fazer o retorno”, disse o ator.  Apesar de estar dirigindo uma picape, ele preferiu não arriscar e ficar preso no alagamento na estrada Rio Morto.

Ator Marcelo Barros fica sem poder ir para casa em Vargem Grande por causa da chuva desta quarta-feira (Foto: Glauco Araújo/G1)

Ator Marcelo Barros fica sem poder ir para casa em Vargem Grande por causa da chuva desta quarta-feira (Foto: Glauco Araújo/G1)

(321) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 18:01

Aulas também serão retomadas na rede municipal

Assim como na rede estadual, a Secretaria municipal de Educação do Rio informou que as aulas nas escolas e creches da rede municipal de ensino serão retomadas nesta quinta-feira (8).

Em nota, a secretaria informou que “o reinício das aulas é importante inclusive para que os pais possam deixar seus filhos num ambiente seguro e, assim, trabalhar com tranqüilidade”.

(6) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 17:52

Após interdição, trecho da Lagoa é liberado

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos liberou na tarde desta quarta-feira (7) o tráfego de veículos na Avenida Borges de Medeiros, no sentido Gávea. O trecho estava interditado desde segunda-feira (5) devido às chuvas que atingiram a cidade e inundaram o local.

No sentido Túnel Rebouças, no entanto, a via continua interditada. A CET-Rio recomenda que os motoristas que seguem em direção à Barra da Tijuca, na Zona Oeste, utilizem a Autoestrada Lagoa-Barra.

Segundo a CET- Rio, um bolsão da água na Avenida  Rodrigues Alves, sentido Avenida Brasil, na altura da Rua Rivadávia Correa, deixa o tráfego em meia pista.

Continuam interditas as seguintes vias: Estrada da Grota Funda , nos dois sentidos; a Estrada Grajaú-Jacarepaguá; a Avenida Epitácio Pessoa, no sentido Ipanema, com duas faixas interditadas; a Avenida Niemeyer, nos dois sentidos, e o Alto da Boa Vista, na Zona Norte.

Em Niterói, a Estrada Velha de Itaipu e a Estrada da Garganta, estão interditadas. A Estrada Caetano Monteiro tem uma pista interditada e outra funcionando em mão-dupla no trecho entre a Pestalozzi e a Vila Progresso. A Estrada da Cachoeira, a Estrada do Fróes, a Rua Joaquim Távora e a Rua Mem de Sá também estão interditadas.

(2) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 17:49

Universidades voltam só na segunda

A PUC-Rio decidiu suspender as aulas na quinta (8) e sexta-feira (9). A suspensão é causada por problemas em instalações elétricas, causados pela chuva de segunda e terça-feira. O expediente administrativo será normal.

Por decisão do reitor Aloisio Teixeira, a UFRJ iniciará a retomada das aulas apenas na segunda-feira (12). As atividades administrativas retornam nesta quinta-feira (8). Todas as áreas da administração geral e acadêmica deverão voltar a funcionar normalmente a partir de quinta em todos os campi e unidades isoladas da universidade.

(9) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 17:33

Número de mortos por causa da chuva no Rio chega a 120, dizem bombeiros

Já chega a 120 o número de mortos em decorrência da chuva no Rio, segundo o Corpo de Bombeiros.

Segundo a corporação, o número de vítimas em Niterói, na Região Metropolitana, subiu para 60. Anteriormente, o número de mortes no município estava em 58.

Já a Defesa Civil até o momento mantém o número de 118 mortos.

Pelas contas dos bombeiros, são 44 mortos no município do Rio, 12 em São Gonçalo, um em Nilópolis, um em Petrópolis, um em Paulo de Frontin e um em Magé.

Na contagem da capital, segundo a Defesa Civil da capital, aconteceram 17 mortes no Morro dos Prazeres, 5 no Morro dos Macacos, 4 no Morro do Turano, 4 em Santa Maria (Taquara), 3 no Morro do Borel, 1 no Morro do Andaraí, 1 no Recreio dos Bandeirantes, 5 na Ladeira dos Guararapes (Humaitá), 1 na Vila Kosmos, 1 na Ilha do Governador, 1 em Olaria, 1 em São Cristóvão.

Segundo a Defesa Civil municipal  existem 1.778 pessoas desabrigadas na cidade. A Defesa Civil estadual diz que não recebeu os dados dos outros municípios.

(11) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 17:29

Carro fica ilhado em estrada no Recreio dos Bandeirantes

Um carro prata ficou ilhado na avenida Benvindo de Novais, no Recreio dos Bandeirantes, zona Oeste do Rio de Janeiro, desde a noite desta terça-feira (6).  Como o veículo ficou no meio do único caminho possível para atravessar o alagamento, um caminhão acabou colidindo com a lateral dele.

Segundo os moradores da região,  o carro ficou abandonado sem que um guincho fosse retirá-lo de lá. O nível da água no trecho chegou a erca de meio metro de altura. O motorista de um ônibus também tentou passar pelo trecho e ficou preso no alagamento.

Carro ficou ilhado em estrada no Recreio dos Bandeirantes desde a noite desta terça-feira (Foto: Glauco Araújo/G1)

Carro ficou ilhado em estrada no Recreio dos Bandeirantes desde a noite desta terça-feira (Foto: Glauco Araújo/G1)

Comentários desativadosPermalink

07 de abril de 2010 às 17:16

Aulas serão retomadas na rede estadual nesta quinta

A Secretaria estadual de Educação informou que as aulas nas escolas na rede estadual serão retomadas a partir desta quinta-feira (8).

Segundo nota divulgada pela secretaria, “a medida que determinou o fechamento das unidades foi preventiva e teve como principal objetivo preservar alunos, professores e diretores de possíveis danos ocasionados pela chuva”.

(12) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 17:08

Cabral anuncia 4.080 casas para famílias em áreas de risco

O governo federal autorizou a transferência do financiamento de 4.080 casas para famílias que moram em áreas de risco do estado do Rio. Segundo o governador Sérgio Cabral, o financiamento será transferido do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) para o programa “Minha Casa, Minha Vida”, ambos operados pela Caixa Econômica Federal.

“Essas 4.080 unidades vão ser usadas para remover moradores de áreas de risco da cidade do Rio”, afirmou Cabral. “Quase todas as residências já estão prontas”, disse Paes, sem, no entanto, definir uma data de quando vai ocorrer a remoção de famílias.

De acordo com o prefeito Eduardo Paes, com a transferência, as mensalidades de cada unidade vão cair de cerca de R$ 500 para R$ 50. Segundo ele, do total, 3.580 unidades residenciais estão localizadas no município do Rio e as outras 500, fora da capital. Ele não especificou, no entanto em que bairros do Rio ou em que municípios do estado ficam as residências.

(2) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 16:36

Motoristas enfrentam dificuldades para passar pontos alagados no Rio

Pedestres ajudam motorista a tirar carro de alagamento na Estrada dos Bandeirantes, em Vargem Pequena. (Foto: Glauco Araújo/G1)

Pedestres ajudam motorista a tirar carro de alagamento na Estrada dos Bandeirantes, em Vargem Pequena. (Foto: Glauco Araújo/G1)

Motoristas enfrentam dificuldades para passar por pontos alagados no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (7). Moradores da região do Conjunto Habitacional Cesar Maia, em Vargem Pequena, ficaram ilhados no trecho que sofreu com a chuva que atinge o Rio desde segunda-feira (5).

Muitos motoristas fizeram o retorno e optaram por não passar pelo bolsão de água no local. Os veículos de grande porte como picapes, ônibus e caminhões não tiveram problemas, mas quem arriscou passar pelo ponto alagado com carro pequeno ficou preso na água.

Menino aproveita intervalo entre carros para nadar na água de enchente na Estrada dos Bandeirantes, perto do Conjunto Habitacional Cesar Maia, em Vargem Pequena, na zona Oeste do Rio.

Menino aproveita intervalo entre carros para nadar na água de enchente na Estrada dos Bandeirantes, perto do Conjunto Habitacional Cesar Maia, em Vargem Pequena, na zona Oeste do Rio.

(5) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 16:32

Volta a chover forte em alguns pontos do Rio

Após um período de estiagem, voltou a chover forte em alguns pontos do Rio, na tarde desta quarta-feira (7). No Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste da cidade, a chuva já provoca pontos de alagamento na Estrada do Rio Morto.

A tempestade também já provoca riscos para os motoristas que passam pela Linha Vermelha e assusta quem passa pelas imediações da Tijuca.

Mais cedo, o sol chegou a sair em alguns pontos da cidade.

(8) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 16:16

Telefone 192 do Samu volta a funcionar após cerca de cinco horas fora do ar

O telefone 192 do Samu voltou a funcionar por volta das 16h desta quarta-feira (7). A linha estava fora do ar desde o final da manhã de hoje. Segundo a Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil, a interrupção ocorreu em função de um princípio de incêndio no prédio onde funciona o serviço, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

“O início de fogo foi provocado por um curto circuito no andar térreo do edifício e não chegou a atingir a central de chamadas do Samu-Rio porém como a energia elétrica do prédio foi cortada, o serviço ficou inoperante. O Corpo de Bombeiros montou um esquema especial para funcionamento do serviço, que passou a atender em outros números de telefone, e não houve prejuízo para os usuários”, diz a nota.

(0) comentáriosPermalink

07 de abril de 2010 às 16:12

Cabral e Paes pedem R$ 370 milhões ao governo federal

Após os estragos causados pelas chuvas que atingiram o estado do Rio, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes pediram R$ 370 milhões ao governo federal para obras emergenciais e estruturais na cidade. Os dois se reuniramna tarde desta quarta-feira (7), na sede do Centro de Controle da CET-Rio, no Centro, com o ministro da Integração Nacional, João Santana.

“Até amanhã já deve haver uma resposta a essa solicitação do governador e do prefeito”, disse Santana, que prometeu levar a questão ao presidente Lula. Na reunião foram anunciaram também as primeiras medidas para a cidade.

Dos R$ 370 milhões, R$ 100 milhões são para obras emergenciais a serem feitas nos próximos 180 dias. Deste montante, R$ 70 milhões vão ser empregados em 38 pontos considerados críticos pelas autoridades, como nos deslizamentos que ocorreram em favelas e nas estradas Grajaú-Jacarepaguá, do Alto da Boa Vista e da Grota Funda; os outros R$ 30 milhões vão ser usados em dragagens emergenciais em rios e canais da cidade, principalmente na Tijuca e na Baixada de Jacarepaguá.

Os outros R$ 270 milhões vão ser utilizados para resolver o problema recorrente de alagamentos na Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio. “A obra na Praça da Bandeira é considerada imprescindível”, afirmou Cabral. “Ela vai resolver um problema crônico da cidade, que existe desde Carlos Lacerda e Henrique de Toledo Dodsworth”, disse o governador, em tom irônico, referindo-se, respectivamente, ao ex-governador do antigo estado da Guanabara, na gestão de 1960-65, e ao interventor na cidade do Rio, quando ainda era a capital federal, entre 1937 e 45.

(62) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 16:08

Número de mortos por causa da chuva no Rio chega a 118, dizem bombeiros

Sobe para 118 o número de mortos em decorrência da chuva no Rio, segundo o Corpo de Bombeiros. De acordo com a corporação, seriam mais quatro vítimas em Niterói e uma no Rio.A Defesa Civil confirma os números.

Pelas contas dos bombeiros são 44 mortos no município do Rio, 58 mortos em Niterói, 12 em São Gonçalo, um em Nilópolis, um em Petrópolis, um em Paulo de Frontin e um em Magé.

Na contagem da capital, segundo a Defesa Civil da capital, aconteceram 17 mortes no Morro dos Prazeres, 5 no Morro dos Macacos, 4 no Morro do Turano, 4 em Santa Maria (Taquara), 3 no Morro do Borel, 1 no Morro do Andaraí, 1 no Recreio dos Bandeirantes, 5 na Ladeira dos Guararapes (Humaitá), 1 na Vila Kosmos, 1 na Ilha do Governador, 1 em Olaria, 1 em São Cristóvão.

Segundo a Defesa Civil municipal  existem 1.778 pessoas desabrigadas na cidade. A Defesa Civil estadual diz que não recebeu os dados dos outros municípios.

(66) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 15:43

Túnel do Joá, no sentido Barra, está engarrafado

O túnel do Joá, na galeria no sentido Gávea-Barra, está engarrafado. Agentes da prefeitura do Rio estão fazendo uma limpeza na encosta.

A autoestrada Lagoa-Barra é a única alternativa para ir da Zona Sul do Rio à Zona Oeste porque a Avenida Niemeyer está interditada.

Veja a cobetura completa sobre as chuvas no Rio

(5) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 14:38

Resgate de menino morto emociona pai, bombeiros e vizinhos em Santa Teresa

Pai se emociona com resgate de corpo do filho de 8 anos (Foto: André Teixeira / Agência O Globo)

Pai se emociona com resgate de corpo do filho de 8 anos (Foto: André Teixeira / Agência O Globo)

Uma cena emocionou quem assistia aos trabalhos das equipes de resgate no Morro dos Prazeres , em Santa Teresa, no Rio. O corpo de um menino de 8 anos foi encontrado pelos bombeiros, na presença do pai, na manhã desta terça-feira (7). Outros dois corpos foram encontrados no local.

Transtornado, o pai arrancou a criança dos braços dos bombeiros e saiu gritando e chorando pelo local. Ele foi contido pelos bombeiros, que ficaram emocionados, assim como os vizinhos que acompanham o resgate.

Na tarde de terça-feira (6), ele havia respondido ao chamado dos bombeiros, pedindo que o retirassem logo dali. Por isso a família ainda tinha esperanças de que ele fosse encontrado com vida. Mas outros deslizamentos aconteceram no local e, quando as equipes chegaram até ele, era tarde demais.

(99) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 14:34

Mais de 1.500 famílias vão ser removidas do Morros dos Prazeres e Rocinha

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou no início da tarde desta quarta-feira (7) a remoção de mais de 1.500 famílias do Morro dos Prazeres e da localidade do Laboriú, na Rocinha.

“Não quero passar o próximo verão sem dormir, preocupado se a chuva vai matar alguém”, disse Paes, que ainda não tem prazo de quando os reassentamentos vão começar.

(13) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 14:26

Mortos pela chuva no Rio já são 113, diz Defesa Civil Estadual

O número de mortos pela chuva no estado do Rio já chega a 113,  segundo informações da Defesa Civil Estadual.  No total, já são 135 feridos no estado.

Pelo balanço da Defesa Civil Estadual, morreram 43 pessoas no Rio, 54 em Niterói, 12 em São Gonçalo, 1 em Nilópolis, 1 em Petrópolis, 1 em Magé e 1 em Engenheiro Paulo de Frontin (que foi encontrado por bombeiros de Paracambi). No entanto, de acordo com a Defesa Civil de Niterói, são 60 mortos na cidade.

Na contagem da capital, aconteceram 18 mortes no Morro dos Prazeres, 5 no Morro dos Macacos, 5 no Morro do Turano, 4 em Santa Maria (Taquara), 3 no Morro do Borel, 2 na Ladeira dos Guararapes (Cosme Velho), 1 no Morro do Andaraí, 1 no Recreio dos Bandeirantes, 1 na Ladeira dos Guararapes (Humaitá), 1 na Cascatinha, 1 na Ilha do Governador e 1 na favela da Rocinha.

Segundo a Defesa Civil municipal  existem 1.778 pessoas desabrigadas na cidade. A Defesa Civil estadual diz que não recebeu os dados dos outros municípios.

(1) comentário »Permalink

07 de abril de 2010 às 14:07

Ministério da Saúde vai distribuir 70 mil kits a municípios afetados pela chuva no Rio

O Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria estadual de Saúde, vai disponibilizar 70 mil kits com roupas, remédios e alimentos para os municípios atingidos pela chuva no estado do Rio.

A iniciativa foi anunciada durante a reunião, nesta quarta-feira (7), do qual participaram o governador do Rio, Sérgio Cabral, o ministro da Integração Nacional, João Reis Santana, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, e mais 11 prefeitos de cidades atingidas pela tempestade.

Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) também foram preparados com medicamentos e vacinas para combater a leptospirose.

Além disso, foi acertado na reunião que 4.080 casas que hoje fazem parte do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), da Caixa Econômica, serão transferidos para o programa “Minha casa, minha vida”, do governo federal, que tem prestações menores. O objetivo é beneficiar pessoas que perderam seus imóveis com as chuvas ou que moram em áreas de risco.

(0) comentáriosPermalink

07 de abril de 2010 às 13:52

‘Rio vai estar preparado para Copa’, diz Secretário de Conservação do Rio

“O Rio vai ser a capital da Copa do Mundo, a sede das Olimpíadas e vai estar preparado para isso. Nas ocasiões, a cidade será a capital do mundo”, disse o secretário municipal de conservação e serviços públicos, Carlos Roberto Osório, durante entrevista no Centro de Controle da CET-Rio, nesta quarta-feira (7).

Osório afirmou ainda que desastres como os que atingem o estado desde segunda-feira (5) não se resolvem da noite para o dia e lembrou que a chuva causou danos também nos estádios do Maracanã e Maracanãzinho, na Zona Norte do Rio. “Estamos trabalhando para resolver não apenas o problema do Complexo do Maracanã, mas de toda a cidade do Rio de Janeiro”.

Osório também falou sobre as obras no estádio: “Aproveitando que o Maracanã vai passar por reformas, podemos aproveitar para incluir na reforma obras de prevenção de chuvas e de drenagem”.

(17) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 13:45

Bombeiros chegam ao Morro do Beltrão

bombeiros600Homens do Corpo de Bombeiros chegaram ao Morro do Beltrão, em Santa Rosa, Niterói, na Região Metropolitana no Rio no início da tarde desta quarta-feira (7). Com eles, agentes da RioÁguas e Ampla. Um caminhão com britadeiras e duas retroescavadeiras vão reforço no local.

“Aqui a situação é cmplicada por causa da geografia, nunca imaginei que Niterói fosse viver uma situação dessas”, disse Braga. “É pouca gente da Defesa Civil para tanta gente”, completou o Secretario Regional de Santa Rosa, Marcos Paulo Silva.

(4) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 13:39

Plantão por doações funciona 24 horas

A Secretaria municipal de Assistência Social fechou uma parceria com a Cruz Vermelha para receber doações para os desabrigados da chuva no município do Rio. Segundo a secretaria, o plantão está funcionando durante 24 horas e as doações devem ser entregues na Praça da Cruz Vermelha 10, no Centro do Rio.

Os artigos de maior necessidade são colchonetes, fraldas, alimentos não perecíveis, leite em pó e roupas de cama.

Uma outra parceria, com uma empresa do Espírito Santo, possibilitou a doação de mil cestas básicas e mil colchonetes, que serão entregues na quinta (8) e na sexta-feira (9).

(3) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 13:32

Bolsão de água diminui e trânsito já flui melhor na Avenida Ayrton Senna, diz CET-Rio

A CET-RIO informou na tarde desta quarta-feira (7) que o trânsito já flui melhor na Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Segundo o órgão, foi instalada uma faixa reversível na via, numa operação em conjunto com a Secretaria de Conservação.

Ainda de acordo com a CET-Rio, o bolsão de água existente no local já diminuiu, mas a retenção ainda chega até a Cidade de Deus, em Jacarepaguá, também na Zona Oeste.

07 de abril de 2010 às 13:18

Reconstrução de Niterói custará até R$ 15 milhões, diz prefeito

Em reunião na manhã desta quarta-feira (7), o governador do Rio, Sérgio Cabral, o ministro da Integração Nacional, João Reis Santana, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, e mais 11 prefeitos de cidades atingidas pela chuva na cidade do rio decidiram sobre um plano de emergência e repasse de verbas para reconstruir as cidades atingidas pelas chuvas.

O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, estima que serão necessários de R$ 14 milhões a R$ 15 milhões para a reconstrução do município, na Região Metropolitana, e indenização ás famílias que tiveram as residências atingidas pela chuva.

Leia a reportagem completa

(8) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 13:02

Mortos pela chuva no Rio já são 110, diz Sérgio Cabral

O número de mortos pela chuva no estado do Rio já chega a 110.  A Defesa Civil do estado não dá informações sobre desaparecidos.

Mas o número ainda é impreciso. Pelo balanço da Defesa Civil Estadual, morreram 42 pessoas no Rio, 50 em Niterói, 9 em São Gonçalo, 1 em Nilópolis, 1 em Petrópolis, 1 em Magé e 1 em Engenheiro Paulo de Frontin (que foi encontrado por bombeiros de Paracambi).

De acordo com a Defesa Civil dos municípios do Rio e Niterói, no entanto, os mortos em cada uma destas cidades são 39 e 60, respectivamente.

Na contagem da capital, aconteceram 14 mortes no Morro dos Prazeres, 5 no Morro dos Macacos, 5 no Morro do Turano, 4 em Santa Maria (Taquara), 3 no Morro do Borel, 2 na Ladeira dos Guararapes (Cosme Velho), 1 no Morro do Andaraí, 1 no Recreio dos Bandeirantes, 1 na Ladeira dos Guararapes (Humaitá), 1 na Cascatinha, 1 na Ilha do Governador e 1 na favela da Rocinha.

Segundo a Defesa Civil municipal  existem 1.778 pessoas desabrigadas na cidade. A Defesa Civil estadual diz que não recebeu os dados dos outros municípios.

(5) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 12:57

Deslizamento atinge casas em Jacarepaguá

Um deslizamento de terra atingiu duas casas no Morro São José Operário, na Praça Seca, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, na noite de terça-feira (6). Cerca de 120 pessoas foram desalojadas e 40 delas foram transferidas para um abrigo da prefeitura do Rio.

A Defesa Civil e assistentes sociais estão fazendo o cadastro dos moradores afetados no local. Pelo menos 80 imóveis na região foram interditados pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do município.

Dezenas de pedras rolaram e atingiram pelo menos oito casas. As famílias conseguiram sair a tempo e não houve vítimas.

“Eu perdi tudo. Meus filhos estão comigo, mas o resto perdi tudo”, disse uma moradora.

(0) comentáriosPermalink

07 de abril de 2010 às 12:54

Onze bairros do Rio seguem sem luz

Equipes da Light trabalham para restabelecer a energia elétrica em onze bairros do município do Rio, nesta quarta-feira (7).

Os bairros afetados são Santa Teresa, no Centro; Tijuca, na Zona Norte;; Botafogo, São Conrado, Jardim Botânico e Gávea, na Zona Sul; Piedade, no subúrbio do Rio ; além de Jacarepaguá, Barra, Campo Grande e Senador Câmara, na Zona Oeste.

Em Santa Teresa, os esforços são para a recuperação dos postes e da fiação elétrica afetada por deslizamentos.

Veja a cobertura completa sobre a chuva no Rio

(0) comentáriosPermalink

07 de abril de 2010 às 12:49

FOTOS: chuvas mudam paisagem da cidade

A chuva e o tempo instável mudou a paisagem do Rio. As fotos abaixo, enviadas pelo internauta Allan Sandes de Oliveira, mostram como os deslizamentos mudaram  uma das ilhasda Baía de Guanabara.

Foto: Allan Sandes de Oliveira/VC no G1

Foto: Allan Sandes de Oliveira/VC no G1

E nesta abaixo, feitas pelo jornalista Gustavo Poli, editor do Globoesporte.com, revelam a rápida mudança no tempo na Zona Oeste nesta quarta-feira (7).

Foto: Gustavo Poli/Globoesporte.com

Foto: Gustavo Poli/Globoesporte.com

(1) comentário »Permalink

07 de abril de 2010 às 12:48

Seguem buscas a desaparecidos no Morro do Beltrão

carol_600

Moradores continuam o trabalho de resgate de vítimas no Morro do Beltrão, em Niterói, Região Metropolitana do Rio, nesta quarta-feira (7). Eles não estão recendo o auxílio de bombeiros ou da Defesa Civil. Na terça-feira (6), os moradores resgataram sete corpos. Cinco pessoas ainda estão desaparecidas.

(Foto: Carolina Lauriano/G1)

(1) comentário »Permalink

07 de abril de 2010 às 12:29

Número de mortos em Niterói chega a 60

A prefeitura de Niterói, na Região Metropolitana, informou que o número de mortos no município chegou a 60. No balanço anterior, o número era de 53.

(4) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 12:27

Chuva causa mudanças de pagamentos de contas no Rio

Os clientes da Light que não conseguiram pagar suas contas de energia por causa do temporal que atinge o Rio desde segunda-feira (5) têm até a próxima sexta-feira (9) para quitar a fatura sem a cobrança de multa e juros. Estão isentas de multas as faturas com vencimento nos dias 5, 6 e 7 de abril.

Foi publicado o Diário Oficial do Rio, que o prefeito Eduardo Paes prorrogou por mais um dia o prazo de pagamento da terceira cota do IPTU. O decreto também adia o prazo para quinta-feira  o vencimento de ISS para o grupo 1 e prorroga para sábado (10) os vencimentos do grupo 2 e dos autônomos.

Veja a cobertura completa sobre a chuva no Rio

(1) comentário »Permalink

07 de abril de 2010 às 12:07

Condomínios estão alagados em Vargem Grande e Vargem Pequena

Os bairros de Vargem Grande e Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio, sofrem com o excesso de água da chuva. Em alguns pontos, condomínios residenciais estão com casas e carros embaixo d’água quase que completamente.

(2) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 12:04

Nove bairros de Niterói e São Gonçalo estão sem luz

A Ampla informa que, devido às chuvas que caem na Região Metropolitana, ainda há diversos pontos da cidade de Niterói sem energia elétrica. Os bairros mais atingidos são Largo da Batalha, Santa Bárbara, Pendotiba, Itaipu e Fonseca.

Em São Gonçalo, os bairros mais afetados são Portão do Rosa, Jardim Catarina, Maria Paula e Barro Vermelho. Também falta luz em pontos isolados de Marica e Itaboraí.

(3) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 11:56

Desabrigados de Duque de Caxias vão para igrejas e escolas

A Defesa Civil de Duque de Caxias informou que cerca de 300 moradores deixaram suas casas e estão abrigados em igrejas e escolas públicas.

Capivari, Saracuruna, Sarapuí, Parque Império, Vila Sapê, Parada Morabi, São Bento, Pilar, Parque Vila Nova e Chácaras Rio-Petrópolis foram os bairros que mais sofreram. Os locais mais afetados com as chuvas foram aqueles cortados por rios que desembocam na Baía de Guanabara, que está com a maré elevada, dificultando o escoamento das águas.

O órgão pede pede aos moradores que em caso de perigo entrem em contato imediatamente pelos telefones: 0800-0230199 e 199, e que evitem transitar em locais alagados para evitar acidentes e doenças.

(1) comentário »Permalink

07 de abril de 2010 às 11:48

Niterói-Manilha tem trecho parcialmente interditado

A Rodovia Niterói-Manilha está parcialmente interditada na altura do Km 316, bairro do Gradim, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, para a retirada de terra do acostamento. As informações são da Autopista Fluminense, concessionária que administra a via. O trânsito deve ser liberado até o início da tarde desta quarta-feira (7).

Segundo a concessionária, segue a reversão da pista no sentido Campos dos Goytacazes, no km 280, em Tanguá. O tráfego de veículos está operando em meia pista por 1,5 quilômetro de rodovia.  Não há registros de congestionamento.

Veja a cobertura completa sobre a chuva no Rio

(0) comentáriosPermalink

07 de abril de 2010 às 11:33

Policiais distribuem alimentos a vítimas

Policiais do 27º BPM (Santa Cruz) distribuíram alimentos para vítimas das enchentes, que estão abrigados no Ciep Touceiro Mário Vaz, no Jardim Maravilha, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. Os alimentos foram recolhidos entre os próprios policiais.

(2) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 11:24

Universidades suspendem aula pelo segundo dia consecutivo

Para evitar transtornos para alunos, professores e funcionários, foram suspensas as aulas das unidades do Rio, Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), da Fundação de apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) e do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo).

Já a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos, no Norte do estado, mantém normalmente suas atividades, pois a chuva não atingiu a cidade com a mesma intensidade que o município do Rio e as cidades do Grande Rio.

(0) comentáriosPermalink

07 de abril de 2010 às 11:16

Telefone 192 do Samu está fora do ar

Quem precisa recorrer ao Samu na manhã desta quarta-feira (7), vai ter problemas. Em nota, a Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil informou que o serviço está fora do ar.

“Em função de um princípio de incêndio, ocorrido na manhã de hoje, no prédio onde funciona o centro de recepção de chamadas do Samu-Rio, em Copacabana, o sistema de telefonia pelo número 192 está fora do ar, uma vez que todo prédio teve a energia elétrica cortada. O início de fogo ocorreu em função de um curto circuito no andar térreo do edifício e não chegou a atingir a central do Samu, porém todo o prédio precisou ser evacuado”, diz a nota.

Não há previsão paar retorno de funcionamento. O Corpo de Bombeiros montou um esquema especial para funcionamento do serviço, que está atendendo pelos telefones 2333-9240/2333-9241/2333-9221/2333-9225/2333-9226/2333-9215 e pelo celular 8596-9769.

(6) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 10:52

Homens da Força Nacional já estão no Rio

Um grupo de 40 bombeiros da Força Nacional de Segurança, que tem base na cidade de Luziânia (GO), saiu na manhã desta quarta-feira (7) do hangar da Polícia Federal de Brasília para ajudar nas operações de resgate e salvamento das vítimas das chuvas que atingiram o Rio de Janeiro desde segunda-feira (5). Os homens fazem parte da ajuda oferecida na terça-feira (6) pelo governo federal ao estado.

Veja a cobertura completa sobre a chuva no Rio

(1) comentário »Permalink

07 de abril de 2010 às 10:40

Cidade de Deus e Linha Amarela têm problemas no trânsito

A queda de uma árvore, na manhã desta quarta-feira (7) na Estrada Miguel Salazar Mendes de Moraes, na Cidade de Deus, na Zona Oeste, causa retenções no trânsito no local.

Segundo a CET-Rio, a árvore caiu nas imediações da Rua Pintor Leandro Joaquim. Não há informações sobre feridos. A estrada está com pista fechada no sentido Curicica e funcionando com faixa reversível no sentido Praça Seca.

Na Linha Amarela, há retenções a partir da praça do pedádio, no sentido Barra, até a Avenida Ayrton Senna só passa um carro por vez e há um desvio para os carros devido ao alagamento na avenida. No sentido Centro, o congestionamento vai da saída 3, na Abolição, até a praça do pedágio.

Segundo a Guarda Municipal, Uma faixa reversível foi montada na Avenida Salvador Allende. As pistas que seguem no sentido Jacarepaguá estão interditadas e, por isso, um faixa da pista que segue para a Barra teve a mão invertida, na altura do 31º BPM (Recreio).

Estão interditados o Alto da Boa Vista, a Grajaú-Jacarepaguá e a estrada da Grota Funda, além da Avenida Niemeyer. A Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa, Zona Sul do Rio, está fechada na altura da Rua Mário Ribeiro, no sentido do Túnel Rebouças.

O trabalho de equipes da prefeitura na entrada do túnel para a retirada de lama da entrada da primeira galeria, no sentido Zona Sul, causa engarrafamento em todo o elevado Paulo de Frontin, com reflexos na Linha Vermelha.

(14) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 10:01

Carros rebocados não vão para depósito

A Secretaria Especial de Ordem Pública da prefeitura do Rio informou que os carros que foram abandonados pelos motoristas em áreas alagadas não são rebocados para depósitos públicos. O procedimento padrão é deixá-los nas imediações do local onde foram encontrados, em  segurança – em geral, em pontos mais altos.

Até as 22h desta terça (6), 119 carros haviam sido retirados de locais inundados. Um novo balanço será divulgado ainda nesta quarta (6).

Veja a cobertura completa sobre a chuva no Rio

A SEOP informou ainda que os veículos particulares são retirados dos locais porque atrapalham a circulação de carros de resgate, ambulâncias e outros carros de serviço.

(2) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 09:57

Troca de tiros assustou moradores do Morro dos Prazeres

Enquanto bombeiros resgatavam vítimas no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, no Centro do Rio, houve troca de tiros entre traficantes e policiais do 1º BPM (Estácio), na tarde de terça-feira (6).

Segundo a PM, os agentes estavam no local para dar cobertura aos bombeiros quando foram surpreendidos pelos bandidos. Ninguém ficou ferido.

Veja cobertura completa das chuvas no Rio

(1) comentário »Permalink

07 de abril de 2010 às 09:49

Moradores de Niterói reviram escombros atrás de vizinhos desaparecidos

frios_600Desesperados depois que um deslizamento de terra atingiu dez casas no Morro do Beltrão, em Santa Rosa, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, moradores começaram a procurar os vizinhos por conta própria sob os escombros.

Segundo o presidente da associação de moradores do local, na terça-feira (6), moradores encontraram sete corpos no local. Sendo quatro crianças , uma adolescente de 15 anos e um casal, que seriam pais da menina. Moradores agora procuram outras cinco pessoas desaparecidas.

“Perdi uma cunhada, uma sobrinha e ainda estão desaparecidos um sobrinho e mais um cunhado”, contou o enfermeiro Samuel França, de 37 anos, que conseguiu resgatar com vida um irmão, na terça. Ele está internado em coma no Hospital Santa Marta, no mesmo bairro.

Segundo os moradores, a Defesa Civil só apareceu às 12h de terça, quando os corpos já tinham sido resgatados e, chamados novamente nesta quarta (7), ainda não chegaram ao local. Procurada pelo G1, a Defesa Civil de Niterói não se pronunciou sobre o assunto.

(Foto: Carolina Lauriano/G1)

Veja cobertura completa das chuvas no Rio

(13) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 09:34

Defesa Civil interdita 180 imóveis no Rio

De acordo com balanço divulgado na manhã desta quarta-feira (7) pela Defesa Civil municipal, 37 pessoas morreram na cidade devido aos deslizamentos de encosta e queda de barreiras no Rio. Deste total, 14 mortes ocorreram no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, no Centro do Rio.

Das 17h de terça-feira (6) às 7h desta quarta-feira (7), a Defesa Civil recebeu 786 chamados, a maioria para desabamentos de imóveis, rachaduras, deslizamentos de barreiras e quedas de muros. Cento e oitenta imóveis foram interditados e 2.134 pessoas estão desabrigadas no Rio.

Em todo o estado, apesar de as prefeituras somarem 102 mortos, a Defesa Civil  confirma 98 vítimas fatais.

(3) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 09:21

Governador do Rio se reúne com prefeitos e ministro nesta quarta

O governador do Rio Sérgio Cabral vai se reunir às 10h desta quarta-feira (7) com o ministro da Integração Regional, João Santana, e prefeitos das cidades da Região Metropolitana mais atingidas na sede da prefeitura de Niterói. Eles vão discutir os estragos causados pela chuva e os investimentos necessários para a recuperação das cidades.

Estarão presentes os prefeitos de Niterói, Tanguá, São Gonçalo e Itaboraí. Depois da reunião em Niterói, o governador Sérgio Cabral e o ministro João Santana, da Integração Nacional, vão se encontrar com o prefeito do Rio, Eduardo Paes. Eles vão avaliar a situação da cidade e ver que investimentos serão necessários. O encontro vai ser no Centro de Controle de Operações da CET-Rio, no Centro.

(6) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 09:01

Ana Maria Braga mostra chuva no Projac

A apresentadora Ana Maria Braga gravou na manhã desta quarta-feira (7) um vídeo com imagens do impacto da chuva no Projac, onde grava o programa Mais Você.

Veja mais vídeos sobre a chuva

(4) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 08:56

Tempo começa a melhorar em alguns pontos do Rio

tempo-bom_600

Apesar de ainda chover forte em alguns bairros da cidade e da Região Metropolitana do Rio, o céu começou a abrir e o tempo melhorou no Jardim Botânico e na Lagoa, na Zona Sul; e na Leopoldina, Centro. Na Ponte Rio-Niterói (foto), Centro e Icaraí o tempo também apresenta melhora.

(Foto: Carolina Lauriano / G1)

(4) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 08:50

Repórter do G1 de SP chega ao Rio

O avião levando o repórter Gláuco Araújo, da redação do G1 em São Paulo para o Rio de Janeiro pousou às 8h30 no aeroporto Santos Dumont. O repórter entrou na aeronave às 5h45 no voo JJ 3900, da TAM, mas somente às 7h30, o piloto informou ter recebido autorização para decolar na direção do aeroporto carioca.

(0) comentáriosPermalink

07 de abril de 2010 às 08:38

Cedae afirma não ter culpa de enchente em Seropédica

Apesar da denúncia de moradores de que a Cedae teria aberto as comportas do Rio Guandu e provocado inundações em Seporédica, na Baixada Fluminense, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio nega que tenha culpa na enchente no local.

Segundo a Cedae, algum rio pode ter transbordado e provocado as cheias na região. A companhia afirma que é regra da empresa avisar aos moradores sempre que as comportas são abertas.

Segundo moradores, casas foram invadidas pela água e muita gente perdeu tudo o que tinha.

(12) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 08:32

Confira o trânsito em vários pontos do Rio

Apesar de ter menos veículos circulando nas ruas, bolsões d’água ainda causam transtornos em alguns pontos do Rio. Sobretudo para quem sai da Barra da Tijuca.

Veja a cobertura completa da chuva

Lá, têm trânsito lento a Avenida Ministro Ivan Lins, no sentido São Conrado e Avenida Ayrton Senna, sentido orla. A Linha Amarela tem retenção, no sentido Barra, após o túnel da Covanca até a Ayrton Senna.

A CET-Rio está se mobilizando para montar uma pista reversível no trecho entre Avenida das Américas e Rua Salvador Allende. Estão interditados o Alto da Boa Vista, a Grajaú-Jacarepaguá e a estrada da Grota Funda, além da Avenida Niemeyer.

Zona Sul
Na Zona Sul, a Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa, Zona Sul do Rio, está fechada na altura da Rua Mário Ribeiro, no sentido do Túnel Rebouças, na manhã desta quarta-feira (7).

O tráfego é lento no elevado Paulo de Frontin, no acesso ao túnel, por causa da retirada de lama na entrada da galeria. Em Copacabana, o trânsito é intenso na Rua Barata Ribeiro, entre a Rua República do Perú e a Rua Santa Clara.

Centro
No Centro, o trânsito está intenso na Avenida Presidente Vargas, na altura da Avenida Rio Branco, no sentido Candelária e na altura da Central, também no sentido Candelária.

No bairro Santo Cristo, o trânsito é intenso na descida da Linha Vermelha, na altura da Leopoldina, no sentido Bicalho.

Zona Norte

No Grande Méier, intenso na Avenida Mal Rondom, altura da Rua Barão do Bom Retiro, sentido Maracanã; e Avenida Maracanã, altura do Maracanãs sentido Centro.

Em São Cristóvão, há trânsito intenso nas pistas lateral e central da Avenida Brasil, altura da Rua Prefeito Olímpio de Melo, sentido Centro.

(1) comentário »Permalink

07 de abril de 2010 às 08:31

Veja fotos da chuva nesta quarta-feira

Casal abre guarda-chuva na orla da praia do Leblon

Casal abre guarda-chuva na orla da praia do Leblon

Veja imagens da chuva nesta quarta-feira no Rio.

CLIQUE AQUI PARA VER A GALERIA DE FOTOS

(1) comentário »Permalink

07 de abril de 2010 às 08:27

Prefeito pede que população evite deslocamentos desnecessários

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, fez um apelo nesta quarta-feira (7) para que os moradores do Rio evitem deslocamento desnecessário em razão das chuvas que atingem a cidade desde segunda. “Hoje o apelo hoje não é para que as pessoas não saiam de casa, as pessoas podem se deslocar, as principais vias estão liberadas, mas evitando fazer deslocamento desnecessário, evitando fazer o deslocamento que não seja absolutamente essencial na vida das pessoas”, disse.

Veja a cobertura completa da chuva no Rio

(2) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 08:20

Rio transborda no interior do estado e interdita rodovia

O rio que corta a Rodovia Magé-Manilha transbordou e interditou a via, na altura de Guapimirim, no interior do estado, segundo a Polícia Rodoviária Federal.

A rodovia Rio-Santos continua interditada, na altura de Mangaratiba. Uma pedra de grandes proporções rolou e fechou a via em ambos os sentidos. Não há previsão de reabertura. Técnicos consideram a possibilidade de explodir a pedra.

Na manhã desta quarta-feira (7), chove forte em diversos trechos das rodovias federais que cortam o Rio.  A Polícia Rodoviária Federal recomenda que os usuários evitem circular pelas rodovias e aguardem a situação melhorar.

(2) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 07:53

Santos Dumont abre para pousos e decolagens

A forte chuva que cai sobre o Rio desde segunda-feira (5) deixou o aeroporto Santos Dumont fechado por mais de uma hora na manhã desta quarta (7). Segundo a Infraero, por causa dos ventos fortes, o terminal só abriu depois das 7h, embora normalmente comece a operar às 6h.

Tanto o Santos Dumont, quanto o Galeão operam por instrumentos. Segundo a Infraero, no Galeão, porém, não registra atrasos nos voos.

(4) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 07:44

Veja as condições de trânsito em Niterói

Em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, a Estrada da Cachoeira, onde houve um deslizamento de terra, continua interditada ao tráfego. Os motoristas que querem ir da Região Oceânica para o Centro devem pegar a Estrada Ititioca, no Largo da Batalha.

A Estrada Fróes, que liga os bairros de Icaraí e São Francisco, também continua interditada. A prefeitura de Niterói decretou luto oficial por sete dias. Segundo balançao da Defesa Civil, na cidade, 53 pessoas morreram e mais de mil pessoas estão desabrigadas.

(0) comentáriosPermalink

07 de abril de 2010 às 07:39

G1 está em voo de SP para o Santos Dumont

O repórter Glauco Araújo, da redação de São Paulo do G1, entrou às 5h45 no voo JJ 3900, da TAM, de Congonhas para o aeroporto Santos Dumont, no Rio. Mas só agora, 7h30, o piloto informou ter recebido autorização para decolar na direção do aeroporto carioca. Até então, a informação é de que os pousos estavam suspensos no Santos Dumont.

(0) comentáriosPermalink

07 de abril de 2010 às 07:38

Bombeiros retomam buscas por desaparecidos

As buscas por vítimas das chuvas foram retomadas às 6h da manhã desta quarta-feira (7). Segundo o Corpo de Bombeiros, há desaparecidos em Jacarepaguá, na Zona Oeste; Rocinha, na Zona Sul; Santa Teresa, no Centro; além de São Gonçalo e Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

Bombeiros tiveram problemas nos acessos aos locais mais afetados da cidade. Em Niterói, 47 pessoas ainda estão desaparecidas. Em São Gonçalo, são 9 mortos e 13 mil desabrigados. Bairros como Itaúna, em São Gonçalo, tem cerca de 100 casas encobertas pela água.

Veja cobertura completa da chuva no Rio

(0) comentáriosPermalink

07 de abril de 2010 às 07:25

Volta a chover forte em pontos do Rio

casal

Voltou a chover forte em alguns bairros do Rio e Região Metropolitana na manhã desta quarta-feira (7). Pontos da Zona Sul; Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio; além da Ponte Rio-Niterói e São Gonçalo,  têm chuva com fortes ventos e áreas com alagamento.

Segundo bombeiros, recomeçaram as buscas na comunidade Santa Maria, em Jacarepaguá, onde há desaparecidos.

Veja galeria de fotos

(2) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 07:12

Eduardo Paes mantém feriado escolar

O prefeito Eduardo Paes decretou feriado escolar pelo segundo dia consecutivo nesta quarta-feira (7) em todas as unidades do município, recomendando que as escolas particulares sigam a mesma orientação.

Segundo dados do Alerta Rio e da Defesa Civil, o estado permanece de atenção, já que a previsão de chuva se estenda até a quinta-feira (8).

Veja galeria de fotos

(2) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 06:56

Ventos fortes fecham Santos Dumont para pousos

O aeroporto Santos Dumont está fechado para pousos na manhã desta quarta-feira (7). Por causa dos fortes ventos, algumas empresas aéreas começam a redirecionar seus voos para o aeroporto do Galeão, que funciona com auxílio de instrumentos.

Veja galeria de fotos

(2) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 06:39

Veja as vias que seguem interditadas no Rio

O Rio amanheceu com pelo menos sete vias ainda interditadas em decorrência dos estragos das chuvas. Segundo a prefeitura, 750 agentes de trânsito da CET-Rio e Guarda Municipal estão operando o trânsito na cidade. Doze painéis fixos e oito móveis estão orientando os motoristas sobre as condições das vias.

Veja as vias que seguem interditadas:

* Grota Funda , nos dois sentidos
* Grajaú-Jacarepaguá – nos dois sentidos
* Borges de Medeiros – nos dois sentidos
* Epitácio Pessoa – sentido Rebouças liberada e sentido Ipanema com 2 faixas interditadas, com bolsão na altura do Corte de Cantagalo.
* Niemeyer – nos dois sentidos interditada
* Grota Funda – nos dois sentidos
* Alto da Boa Vista

Segundo a secretaria municipal de transportes, há restrições também para quem precisa passar pelos túneis Rebouças e Acústico. Quem sai do Túnel Rebouças em direção à Gávea deve utilizar o Jardim Botânico e na saída do Túnel Acústico em direção ao Rebouças, deve utilizar a Avenida Epitácio Pessoa.

(9) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 06:38

Deslizamento segue interditada Rodovia Rio-Santos

Um deslizamento de barreira continua interditando os dois sentidos da Rodovia Rio-Santos, na altura do Km 450. O desmoronamento ocorreu na madrugada desta quarta-feira (7). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, ainda chove na região.

Na Via Dutra, Niterói-Manilha e Rio-Petrópolis a situação já está normalizada na manhã desta quarta-feira.

(3) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 06:23

Moradores da Barra devem evitar sair do bairro, diz Paes

Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (7), o prefeito Eduardo Paes fez um pedido especial para moradores da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

“Os moradores da Barra devem evitar o deslocamento. Só vão ao Centro se realmente precisarem. Quem puder deve adiar reuniões, compromissos e usar a carona solidária para diminuir o número de carros nas ruas”, disse o prefeito.

Segundo ele, estão interditadas as principais saídas do bairro, como a Estrada Grota Funda, Alto da Boa Vista, estrada Grajaú-Jaracarépaguá e Avenida Niemeyer. Além disso, na Lagoa Rodrigo de Freitas, o tráfego está sendo feito com restrições, porque ainda há trechos críticos no local.

Há alagamentos ainda em frente ao Gávea Golf Club, além de um buraco e outro alagamento no túnel Zuzu Angel. A única opção é a Linha Amarela.

(7) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 05:59

Falta energia em 11 bairros do Rio

Falta energia neste momento em trechos de 11 bairros do Rio: Tijuca, Botafogo, São Conrado, Santa Teresa, Jardim Botânico, Gávea, Jacarepaguá, Campo Grande, Barra da Tijuca, Piedade e Senador Camará.

Por causa da chuva, técnicos da concessionária encontram dificuldades de acesso para fazer os reparos na rede elétrica e retirar a água que invadiu as caixas subterrâneas de energia.

(4) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 04:41

14 bairros do Rio estão sem energia

Ao menos 14 pontos estão sem energia neste momento no Rio, informou a assessoria da Light. Na Zonal Sul, as interrupções acontecem em Laranjeiras, Gávea, Botafogo, São Conrado e Jardim Botânico. Na Zona Norte, os bairros prejudicados são Tijuca, Rio Comprido, Méier e São Cristóvão. Estão sem luz ainda Santa Teresa, Centro, Jacarepaguá, Campo Grande e Santa Cruz.

Segundo a Light, o alagamento de galerias subterrâneas dificulta o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica.

(13) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 04:33

Água sobe até um metro em Seropédica

Uma forte chuva atinge o município de Seropédica, na região metropolitana do Rio de Janeiro, na madrugada desta quarta-feira (7). Segundo o Corpo de Bombeiros, em alguns pontos da cidade a água já subiu cerca de um metro. Os bombeiros e funcionários da Defesa Civil trabalham no resgate às vítimas.

(0) comentáriosPermalink

07 de abril de 2010 às 03:51

Mais de 100 casas estão submersas em São Gonçalo

Mais de 100 casas estão submersas na Estrada das Palmeiras, no Bairro Itaúna, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio, informou o Corpo de Bombeiros na madrugada desta quarta-feira (7). Na região foram construídos condomínios da Polícia Militar (PM) e da Marinha. Equipes dos bombeiros estão no local desde o início da noite de terça (6).

(4) comentários »Permalink

07 de abril de 2010 às 00:12

Tijuca e Jacarepaguá registram chuva

Dados do sistema Alerta Rio, da prefeitura do Rio, informam que os bairros da Tijuca, na Zona Norte e Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, registraram na última hora os maiores índices pluviométricos.

O Alerta Rio diz que na Tijuca foi registrado 13.8 mm de chuva na última hora. Em Jacarepaguá foram acumulados 10 mm. O sistema de alertas da prefeitura considera o registro como uma chuva moderada.

Leitores do G1 informaram que chove e venta muito forte na região de Rio das Pedras, na Zona Oeste.

(34) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 23:23

Túnel Zuzu Angel fica sem luz

O Túnel Zuzu Angel, que liga o bairro da Gávea a São Conrado, na Zona Sul do Rio, está sem luz na noite desta terça. No caminho da Zona Sul para  a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, motoristas passam por diversos bolsões de água.

Há outros pontos com falta de energia elétrica na rua também.

(16) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 23:13

Número de mortos chega a 98

Bombeiros informaram que o número de mortos pela chuva no Rio chegou a 98. São 37 mortes registradas na cidade do Rio.

Voltou a chover forte na Zona Sul do Rio durante a noite. A Lagoa Rodrigo de Freitas continua com pontos de alagamentos. Há vários bolsões d’água na via.

(24) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 22:56

Chove forte na Zona Sul do Rio

Volta a chover forte nas ruas da Zona Sul do Rio.  Há registro de vertos fortes em diversos locais da região.

(188) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 22:37

Queda de árvore deixa trecho da Avenida das Américas em meia pista

A queda de uma árvore na pista lateral da Avenida das Américas, na Zona Oeste, no sentido Recreio, deixou em meia pista o trecho na altura do número 12.600, na noite desta terça-feira (6).

Segundo a CET-Rio, a árvore caiu às 22h30 e há retenção no trânsito no local. Segundo o órgão, bombeiros e Defesa Civil já foram acionados.

Na Rua Cosme Velho, na Zona Sul do Rio, a queda de uma árvore interditou a via em ambos os sentidos, por volta das 21h05 desta terça. O problema ocorreu na altura do número 822 e provocou retenção no local.

(10) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 21:31

Número de mortes sobe para 96

Já chega a 96 o número de mortes causadas pela chuva no Rio. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram registradas no Rio 35 vítimas fatais, em Niterói, Região Metropolitana, 48 mortes, em Nilópolis, na Baixada Fluminense, uma morte, assim como uma morte em Petrópolis, na região Serrana e uma em Paracambi.

(32) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 21:18

UFRJ mantém aulas suspensas nesta quarta-feira

Ao contrário do que havia informado anteriormente, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) manterá as aulas suspensas nesta quarta-feira (7).

Segundo comunicado divulgado no site da universidade, por causa das chuvas, todas as atividades acadêmicas e administrativas estão suspensas nesta quarta.

(30) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 21:17

Ainda falta luz em bairros de Niterói e São Gonçalo

Trechos de bairros de São Gonçalo e Niterói, na Região Metropolitana, continuam sem luz na noite desta terça. A forte chuva que voltou a cair na parte da noite dificultaram o trabalho das equipes da Ampla, concessionária responsável pela energia nos locais.

Segundo a Ampla, os ventos derrubaram galhos e árvores sobre a rede, ocasionando a interrupção de energia em parte de sete bairros de Niterói e em dois bairros de Sâo Gonçalo.

Em Niterói, foram atingidos principalmente pontos dos bairros de Largo da Batalha, São Francisco, Santa Rosa, Fonseca, Icaraí, além de Itaipu e Camboinhas, na Região Oceânica. Já em São Gonçalo, as áreas mais afetadas são Jardim Catarina e Barro Vermelho.

A Ampla não descarta outras interrupções de energia nesses locais ao longo da noite desta terça-feira. Segundo a concessionária, pode haver novos desligamentos a pedido da Defesa Civil para a remoção de escombros e barreiras.

(7) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 20:34

Pedras atingem casas em Jacarepaguá

O Corpo de Bombeiros informou que algumas pedras rolaram de um barranco e caíram sobre casas na Rua Doutor Bernardino, na Praça Seca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.

Ainda não há informações sobre vítimas. Bombeiros estão no local procurando por vítimas.

(17) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 20:33

Árvore bloqueia rua no Flamengo

Uma árvore caiu no início da noite de terça no Flamengo, Zona Sul do Rio.

arvore_nFoto: Diogo Ramalho

A árvore caiu na Rua Senador Vergueiro. Os galhos atingiram parte de um ponto do ônibus. Ninguém ficou ferido.

(1) comentário »Permalink

06 de abril de 2010 às 20:26

Rio suspende estado de alerta e está ‘atenção’

O Alerta Rio, sistema de alerta de chuvas da prefeitura, informou na noite desta terça-feira (6) a mudança do estágio de alerta máximo para o estado de atenção no Rio. Segundo informações, o estágio alerta para a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.

alerta_rio

O site do Alerta Rio, sistema de alerta de chuvas da prefeitura, informou a mudança de estado da Defesa Civil.

(6) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 20:17

Niterói faz pedido de calamidade a governo do Rio

Até às 19h desta terça-feira, o governo do Rio havia recebido pedido para a decretação de estado de calamidade por parte da prefeitura de Niterói, na Região Metropolitana. O estado recebeu e já providencia a homologação do pedido.

De acordo com o governo, as regras estabelecidas pelo governo federal, cabe aos municípios o pedido da decretação do estado de calamidade.

(15) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 19:31

Uerj não terá aulas nesta quarta

O reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Vieiralves, decidiu manter a suspensão das aulas nesta quarta-feira (7). A universidade já havia suspendido as aulas nesta terça (6) após a forte chuva que provocou mortes e levou caos às ruas da cidade.

Segundo a assessoria de imprensa da universidade, a decisão foi tomada após a recomendação do prefeito Eduardo Paes, durante entrevista coletiva, para que as pessoas evitem deixar suas casas e procurem locais seguros.

Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), as aulas a princípio estão mantidas nesta quarta, com exceção das que ocorrem no prédio da reitoria, na Ilha do Fundão, que foi fechado por causa de uma infiltração. Ali estudam alunos de Belas Artes e Arquitetura.

Segundo a universidade, a situação vai ser novamente avaliada na manhã desta quarta.

(14) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 19:28

Itaboraí tem mil desalojados pela chuva

O município de Itaboraí, na Região Metropolitana, foi muito atingido pela chuva. Nesta terça-feira (6), a prefeitura divulgou um balanço que contabiliza mil pessoas desalojadas.

As regiões administrativas da cidade também foram afetadas pela água. As autoridades disponibilizaram barcos para que as equipes da Defesa Civil consigam chegar às regiões isoladas pela chuva e remover os moradores desses locais.

(8) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 19:13

Queda de barreira deixa Rio-Santos em meia-pista

Um trecho da Rio-Santos, em Angra dos Reis, no Sul Fluminense, funciona em meia-pista por causa da queda de uma barreira no km 450. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, chove forte na noite desta terça-feira (6) na via.

Outros trechos da Rio-Santos, nos quilômetros 477 e 486,  também estão em meia-pista desde o início do ano, quando parte da pista afundou.

Por volta das 18h30 desta terça-feira (6) foi liberado o tráfego na BR-101, no Km 273. O trecho foi interditado por causa de um acidente entre dois caminhões. Mesmo com a liberação da via, o fluxo de veículos ainda é intenso.

Ainda na BR-101, no município de Tanguá, na Região Metropolitana, a água do rio inundou uma ponte e parte da rodovia. A pista sentido Niterói precisou ser interditada e o tráfego no local segue em meia-pista.

(2) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 19:09

Motoristas que abandonaram carros não serão multados

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou durante entrevista coletiva, que nenhum motorista que teve o carro rebocado nesta terça, por ter abandonado o veículo durante a chuva, será multado.

A Secretaria Especial de Ordem Pública afirmou que 113 carros foram rebocados nas ruas, até às 18h desta terça.

Paes afirmou que os carros serão levados para os depósitos da prefeitura.

(10) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 19:04

Escolas particulares não terão aula na próxima quarta-feira

A Secretaria estadual de Educação afirmou que o Sindicato das Escolas Particulares acatou a recomendação da secretaria e informou que as escolas da Região Metropolitana, da Região dos Lagos e de Petrópolis não vão funcionar na próxima quarta-feira (7).

(22) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 19:02

Pontos turísticos param por causa da chuva

A direção do Trem do Corcovado, que leva à estátua do Cristo Redentor, informou que o funcionamento do mesmo ficará interrompido pelos próximos três dias.

Em função das chuvas, houve queda de barreiras e há muito entulho (terra, pedras e árvores) nos trilhos.

Nesta terça, o Bondinho do Pão de Açúcar funcionou normalmente até as 17h30, quando, por conta de ventos fortes, a direção decidiu preventivamente não realizar novos passeios. O funcionamento amanhã dependerá de avaliação das condições meteorológicas.

(0) comentáriosPermalink

06 de abril de 2010 às 18:54

Governador decreta luto de três dias

O governador do Rio, Sérgio Cabral, decretou luto oficial de três dias pelas vítimas das fortes chuvas. Ele pediu a quem mora em áreas de risco ou vizinhas a locais que já deslizaram que procure a casa de um parente ou espaços públicos, como ginásios e igrejas, para se abrigar.

(4) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 18:50

Prefeito diz de madrugada se população deve ficar em casa na quarta

O prefeito do Rio, em entrevista coletiva, afirmou que vai orientar, por volta de 4h, se a população deve ficar mais um dia em casa por conta da forte chuva. O prefeito afirmou que

” Se houver essa necessidade, o prefeito vai pedir para que essas pessoas não se desloquem. Isso acontece em boa parte das cidades do mundo. Melhor a cidade parada com as pessoas seguras, do que a cidade parada com as pessoas inseguras. A população agiu de maneira excepcional. Lá pras 8h você já não tinha carro na rua, isso ajudou muito”, afirmou o prefeito.

(30) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 18:40

Prefeito de Niterói decreta luto oficial de uma semana

O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, decretou luto oficial de uma semana pelas mortes causadas pela chuva. Até o momento, foram registradas 48 mortes em Niterói. Segundo a prefeitura, são 1.100 desabrigados.

A orientação é para que as pessoas que estejam em áreas de risco se dirijam até a escola municipal mais próxima. Ao todo, são 12 escolas equipadas com colchonetes e alimentos.

Cerca de 300 homens do Corpo de Bombeiros estão auxiliando nos trabalhos de resgates em Niterói e São Gonçalo. Na próxima quarta-feira (7), o prefeito de Niterói vai encontrar com o governador Sérgio Cabral para discutir medidas.

(9) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 18:37

Paes quer usar programa de habitação para retirar moradores de encostas

O prefeito Eduardo Paes afirmou durante entrevista coletiva nesta terça-feira (6) que pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a inclusão de quatro mil moradias no programa “Minha casa, minha vida”, com prestações de R$ 50.

“Conversei com o presidente Lula e ele ficou de me dar uma posição amanhã”.

Segundo Paes, essa iniciativa é necessária para retirar pessoas que hoje moram em áreas de risco no município. “Não é mais admissível as pessoas permanecerem em áreas de encostas”, disse Paes.

Segundo o prefeito, hoje há dez mil domicílios em áreas de encostas no Rio.

Eduardo Paes fez ainda um novo apelo para que as pessoas não se desloquem na cidade, a não ser em casos de extrema necessidade. O número de desalojados e desabrigados no município já chega a 1.410.

(8) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 18:28

Escolas municipais não terão aulas na quarta

O prefeito Eduardo Paes informou em entrevista coletiva que as escolas municipais não terão aulas na quarta-feira (7). E acrescentou que fez um pedido às escolas particulares para não abrirem na quarta.

“Teremos uma cidade com problemas amanhã ainda. A gente não sabe dizer em que grau, isso só será informado durante a madrugada”.

Eduardo Paes informou que no município do Rio há registro de 35 mortes e que, até o momento, 1.410 pessoas estão desalojadas e desabrigadas de suas casa.

O prefeito diz que a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá sofreu com a chuva. Ele informou que a estrada ficará por um longo período fechada. “A perspectiva é de que o problema não se resolva em 15 dias”, disse.

Paes disse ainda que a tendência é que a situação volte a ficar complicada caso chova de novo, por causa da alta da maré.

sto_inacio

O colégio Santo Inácio já informou que suspendeu as aulas, em seu site.

(11) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 18:23

13 bairros têm falta de energia elétrica

A Light, concessionária de energia elétrica do Rio, registra interrupções em trechos de ruas dos seguintes bairros: Tijuca, Botafogo, Laranjeiras, São Conrado, Santa Teresa, Rio Comprido, Jardim Botânico, Gávea, Jacarepaguá, Méier, São Cristovão, Santa Cruz e Campo Grande. Especificamente em Botafogo, o alagamento de galerias subterrâneas e acúmulo de detritos dificultam o acesso aos cabos e equipamentos.

Na estrada Grajaú-Jacarepaguá, os técnicos da empresa continuam trabalhando para restabelecer o fornecimento, onde houve queda de postes e árvores após deslizamento de terra.

A Light informou que mobilizou equipes para atender as ocorrências de emergência e restabelecer o fornecimento de energia. A empresa afirmou que está com um grande volume de ligações. E que concentra seu call center nos atendimentos de emergência pelo Disque-Light Emergência (0800-0210-196).

Devido aos alagamentos, as equipes encontram dificuldades para acessar alguns locais que necessitam de reparos ou manutenção corretiva. Nessas circunstâncias, para prevenir que as pessoas fiquem presas nos elevadores devido a eventuais interrupções no fornecimento de energia, a Light recomenda que, sempre que possível, dêem preferência ao uso das escadas.

(2) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 18:23

Metrô reforça frota para evitar tumultos

Para evitar tumultos na volta pra casa na noite desta terça-feira (6), o metrô colocou à disposição do público todos os 33 trens da frota. As barcas que saem da Praça XV com destino a Niterói operam na noite desta terça-feira (6) com intervalos de 20 minutos. Após as 21 horas, o intervalo passa para uma hora. O sistema de barcas não funcionou na linha Charitas x Praça XV e no trajeto Cocotá x Praça XV.

Os trens funcionam normalmente na noite desta terça-feira (6) em todos os ramais.

Muitos cariocas, com medo da forte chuva que cai no estado, evitaram sair de casa nesta terça-feira (6). Os transportes públicos, como o metrô e as barcas, registraram fluxo de passageiros 30% menor do que o habitual nos dias úteis.

Na segunda-feira (5), quando começou o temporal no Rio, o metrô bateu recorde de passageiros e 632 mil pessoas foram transportadas pelos trens subterrâneos.

(2) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 18:07

Motoristas ainda sofrem com pontos de alagamento na Zona Sul

Ainda há pontos de alagamento na Avenida Epitácio Pessoa, na saída do Túnel Rebouças, na Rua São Clemente e na Avenida Borges de Medeiros, na altura da Rua Maria Angélica, na Zona Sul do Rio.

Segundo a CET-Rio, o trânsito já foi normalizado na esquina das ruas Mário Ribeiro e Raul Machado, na Lagoa; na Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo;  na Barata Ribeiro, em Copacabana, e no Jardim Botânico, na altura do Parque Lage e da Pacheco Leão.

A Avenida Niemeyer permanece interditada em ambos os sentidos, segundo o último informe da CET-Rio, divulgado às 17h45. A via teve que ser fechada após uma queda de barreira.

O mesmo ocorre na Avenida das Américas, na altura da Grota Funda, na Zona Oeste do Rio. A via está fechada em ambos os sentidos e há retenções no local.

(8) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 18:04

Escolas estaduais não terão aulas na quarta

A Secretaria de estado de Educação informou que as aulas continuarão suspensas na quarta-feira (7) em todas as escolas da rede estadual localizadas na região metropolitana do Rio. A suspensão inclui escolas de Magé e Guapimirim.

Segundo a secretaria, são cerca de 800 unidades neste área, que atendem aproximadamente 780 mil alunos. A secretaria diz que a medida é preventiva e tem como principal objetivo preservar alunos, professores e diretores de possíveis danos ocasionados pela chuva incessante.

(16) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 17:58

Número de mortos aumenta para 95

Bombeiros informaram que o número de mortes causadas pela chuva, que já dura mais de 24 horas, aumentou para 95. No município do Rio, o número chega a 35.

(3) comentários »Permalink

__________________________________________

06 de abril de 2010 às 17:43

PUC suspende aulas na quarta

A Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) informou aos alunos que, devido a “problemas na rede elétrica na universidade”, não haverá aulas na quarta-feira (7). Nesta terça, a universidade também suspendeu as aulas.

A Uerj e a UFRJ também suspenderam as aulas nesta terça-feira. A UFRJ informou que não há previsão de suspender as aulas na quarta-feira.

A Uerj informou que vai avaliar a suspensão das aulas apenas na quarta. Em princípio, as aulas estão mantidas na universidade.

(0) comentáriosPermalink

06 de abril de 2010 às 17:39

Ilhada no Jardim Botânico, comerciante não sabe como está seu restaurante na Lagoa

A chuva forte que atinge o Rio de Janeiro desde a madrugada desta terça-feira (6) isolou muitos moradores do bairro do Jardim Botânico. A comerciante Juliana Carrizzo, de 27 anos, mora no bairro e não conseguiu sair de casa. Até o final da tarde ela ainda não tinha notícias do restaurante do qual é proprietária, na Lagoa.

“Não sei como estão as coisas por lá. Só vi imagens pela TV. Com certeza, está submerso”, contou Juliana ao G1.

A comerciante está ilhada em sua rua, na companhia dos pais e do filho. O marido, que saiu na noite de segunda-feira (5) para visitar a mãe, não conseguiu ainda voltar para casa. “Ele está na casa da minha sogra, não conseguiu chegar aqui ainda”.

Além do alagamento, os moradores da rua de Juliana agora também sofrem com falta de energia, depois que uma árvore caiu e derrubou um poste de energia elétrica. Segundo ela, os próprios moradores tentam retirar a árvore caída, para liberar a rua. (Marília Juste/G1)

(1) comentário »Permalink

06 de abril de 2010 às 17:37

Rua do Humaitá tem trecho em meia pista

A Rua do Humaitá, na Zona Sul do Rio, está em meia pista na altura do Corpo de Bombeiros, no sentido Jardim Botânico.

A interdição foi necessária para que agentes da prefeitura retirassem uma grande quantidade de lama que se acumulou no asfalto.

(0) comentáriosPermalink

06 de abril de 2010 às 17:32

Sobe para 94 o número de mortos no Rio

O Corpo de Bombeiros informou na tarde desta terça-feira (6) que o número de mortos em decorrência da chuva em todo o estado do Rio subiu para 94.

Só na capital, as mortes chegam a 34.

(4) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 17:22

Deslizamento deixa Túnel do Joá em meia pista

Um deslizamento de terra na saída do Túnel do Joá, no sentido Barra da Tijuca, deixa a via em meia pista. Segundo a CET-Rio, agentes do órgão e da Comlurb estão no local.

Segundo a CET-Rio, o deslizamento ocorreu às 16h45, e há retenção no trânsito no local.

(3) comentários »Permalink

06 de abril de 2010 às 17:18

Previsão para quarta é de mais chuva

A previsão do tempo para a quarta-feira (7) é de mais chuva para o Rio. Segundo Instituto Nacional de Meteorologia (I